Edição online quinzenal
 
Sábado 27 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Governo prepara as condições necessárias para crianças com cancro irem à escola

05-02-2016 - Henrique Pratas

Devido à falta de regulamentação, a ida à escola destas crianças só acontecia “com boa vontade” e voluntarismo das escolas e famílias, disse o ministro da Educação.

O ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, disse esta terça-feira, no Parlamento, que o Governo está a trabalhar num diploma que permita às crianças com cancro à escola garantindo-lhes condições especiais de frequência e avaliação.

“Estamos neste momento a trabalhar para que crianças com doenças oncológicas possam ter condições especiais. Era algo que existia na lei, mas que não estava regulamentado”, afirmou o ministro perante os deputados da comissão parlamentar de Educação.

Devido à falta de regulamentação, a ida à escola destas crianças só acontecia “com boa vontade” e voluntarismo das escolas e famílias, disse.

Tiago Brandão Rodrigues referiu que o ministério que tutela está a trabalhar “num diploma próprio para pôr em prática algo que é tão importante” e que permita a crianças doentes com cancro “condições especiais de avaliação e frequência escolar”.

Os alunos com necessidades educativas especiais são uma “preocupação urgente”.

Afigura-se-me uma medida acertada no sentido de criar igualdade de oportunidades tão apregoada, mas tão pouco praticada. Aliás foi este ministro que um destes dias quando questionado sobre a forma de gerir o Ministério da Educação e a forma como vai aplicar as medidas já anunciadas das provas nos diferentes anos, mas que não contam para a avaliação final, respondeu, a um jornalista que se estava a por em bicos de pés, que quem mandava na Ministério da Educação era ele e que seria avaliado no final pelo trabalho realizado, mas as coisas seriam como ele queria.

Haja alguém com coragem para assumir claramente estas posições, do pouco que conheço dele, é capaz de fazer um trabalho engraçado se não for triturado pela máquina educativa, como trabalho perto do Ministério da Educação, vejo-o muitas vezes na hora do almoço, não tem motorista a não ser para os atos oficiais e vai a pé quando almoça aqui por perto, isto não deveria constituir uma noticia, mas um facto normal o que sabemos que não é verdade, mas há que começar por algum lado.

Vamos ver se isto lá vai, para mim a Educação e a Saúde, esta última na vertente preventiva deveriam ser uma aposta forte deste Governo ou de qualquer outro neste País.

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome