Edição online quinzenal
 
Domingo 19 de Maio de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Cobalt processada pelos accionistas por corrupção em Angola

05-02-2016 - Rede Angola

Accionistas da empresa apresentaram queixa contra funcionários e administradores. A Cobalt International Energy Inc. está a ser novamente investigada nos Estados Unidos da América por suspeita de corrupção nos negócios em Angola. Depois de o regulador norte-americano ter arquivado o caso no ano passado, agora a sociedade de advogados Schubert Jonckheer & Kolbe LLP abriu uma acção judicial colectiva contra a empresa.

Segundo o site especializado em energia E&P, a Cobalt violou o dever de informar os accionistas sobre o valor real do início das actividades da empresa em Angola, em 2008. A investigação visa alguns funcionários e administradores, principalmente no que diz respeito ao que sabem ou deveriam saber sobre a corrupção.

Em causa está a constituição do consórcio liderado pela Cobalt quando iniciou a actividade em Angola, em 2008, e que incluía a Alper Oil e a Nazaki Oil & Gas, que terá sido parcialmente detida por três figuras ligadas ao regime angolano: o agora vice-presidente da República e na época CEO da Sonangol, Manuel Vicente, o general Manuel Hélder Vieira Dias Júnior “Kopelipa” e o general Leopoldino Fragoso do Nascimento “Dino”.

A sociedade de advogados que representa os accionistas da empresa diz agora que em vez de “parceiros” no desenvolvimento da exploração de petróleo, a Alper e a Nazaki eram falsas entidades que desviavam fundos da empresa estatal angolana.

A acção judicial colectiva também alega que os réus não representaram bem a empresa em vários negócios de energia, incluindo os relacionados com os poços Lontra e Loenga. O primeiro tinha muito pouco gás para ser explorado e o segundo nem petróleo nem gás.

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome