Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 26 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Maria de Belém e o apoio de Manuel Alegre

22-01-2016 - Eduardo Milheiro

Não entendo a candidatura de Maria de Belém e muito menos o apoio dado por Manuel Alegre. Manuel Alegre está a fazer o mesmo com Sampaio da Nóvoa que Mário Soares fez com ele quando se candidatou à Presidência da República em 2006 e 2011.

Penso que o verdadeiro motivo destas posições é o facto de Maria de Belém se ter zangado com o Partido porque a trocaram na presidência do partido por Carlos César, Manuel Alegre também foi trocado para Conselho de Estado, o PS com estas duas decisões originou a tempestade perfeita.

Maria de Belém não tem dimensão para ser Presidente da República, pois foi assessora da família Espírito Santo nos negócios da Saúde; fez consultadoria para o Espírito Santo Saúde, aceitando começar esta relação remunerada, quando presidia à Comissão Parlamentar de Saúde, sendo no mínimo falta de ética que um Presidente da República não pode ter.

Mesmo que seja por gratidão, pelo facto de Maria de Belém ter sido a sua mandatária na candidatura de 2011, Manuel Alegre não devia fazer isto, pois deste modo também pode estar a dar algum contributo involuntário, digo eu, para a vitória de Marcelo Rebelo de Sousa e a fazer o contrário do que, desde de 2006 defende, a unidade e as pontes à esquerda.

Alegre dizer “Eu já vi este filme. Já vi o PS apoiar um candidato independente, mas que depois deixou-se arrastar para os partidos políticos e acabou por formar um partido contra PS.” Ramalho Eanes que, de resto, como se sabe, é um dos apoios do ex-reitor da Universidade de Lisboa, mas não sei onde foi Manuel Alegre buscar esta ideia do Nóvoa querer formar um partido.

Aliás, grandes “alegristas” não estão com ele, uma das indefectíveis de Alegre, Helena Roseta, apoia Marisa Matias; Maria do Rosário Gama e a própria irmã de Manuel Alegre, que estiveram sempre juntas com Alegre, estão com Sampaio da Nóvoa; assim como muita gente da política que apoiou Alegre está com Sampaio da Nóvoa ou com a Marisa Matias.

Também não tenho dúvidas que aqueles jovens “seguristas” que ocupam cargos públicos ou não, também transformaram a candidatura de Maria de Belém na sua trincheira de combate a António Costa.

A única mancha na candidatura de Sampaio da Nóvoa é a presença de Ramalho Eanes e de Mário Soares. Ramalho Eanes em Castelo Branco disse que notou que "há algumas semelhanças entre Cavaco e Nóvoa, mas há muitas diferenças", para dizer logo que "se Sampaio da Nóvoa for", como espera, Presidente da República "ele vai actuar num tempo totalmente diferente. Mário Soares porque nunca foi fiel e ninguém e Manuel Alegre que o diga - e eu também o posso afirmar porque fiz as duas campanhas de Manuel Alegre como seu apoiante, tendo pertencido à Comissão Política e Comissão de Honra da candidatura em 2011 e sei como Soares agiu em relação a Alegre.

Marcelo é um comentador televisivo que quer ser Presidente da República, é de Direita, é de Esquerda, é um catavento que é da cor de quem o está a ouvir, é um produto do estado novo, é um homem de direita e usa todas as estratégias para ser Presidente, tentando passar a mensagem que não é do PSD, que é independente, mas na verdade o PSD e o CDS apoiam-no, independente não é, nunca foi, nem nunca o será.

Os outros, fazem parte do casting das presidenciais, mas não passam disso, foram a um casting para ser figurantes e é isso que vão ser.

Eduardo Milheiro

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome