Edição online quinzenal
 
Sábado 27 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

35 ou 40 horas de trabalho semanais

15-01-2016 - Henrique Pratas

Estamos perante mais uma discussão estéril porque em meu entender o que importa relacionar com o horário de trabalho são duas coisas muito mais importantes, a produtividade e o emprego.

Quem decide nunca mais vê que a questão não se coloca na prática de 35 ou 40 horas de trabalho semanal, temos que ver qual é a nossa produtividade e o nível de desemprego.

Não é aumentando o horário de trabalho para 40 horas semanais que se aumenta a produtividade e sintoma disso foi a aplicação deste horário que melhorias é que trouxe para o setor produtivo, nenhuma, porque estando mais tempo nas organizações as pessoas deixam de ter tempo para si o que é muito importante para um bem-estar da sociedade portuguesa. Notou-se que nos anos em que o horário de trabalho passou para as 40 horas para além de não ter aumentado a produtividade, não trouxe nenhuma melhoria em termos sociais, o que aconteceu foi o aumento do consumo de antidepressivos, que eu relaciono com o aumento da carga de trabalho e não só. Este aumento serviu apenas para demonstrar aos senhores da troika que o nosso salário hora tinha baixado de uma forma artificial, bastou passar de 35 para 40 horas sem aumentar os vencimentos o salário hora baixa automaticamente, fazendo estas contas de merceeiro.

O que importa é conjugar os diferentes fatores, atendendo à nossa situação há que repor o horário de trabalho nas 35 horas o mais rapidamente para que consequentemente se crie novos postos de trabalho, porque se a produção se mantiver e a prestação de serviços melhorar são necessárias mais pessoas para fazer bem e com a excelência pretendida por todos, não é à custa do aumento de trabalho que a produtividade aumenta, pelo simples facto de ser pedido às pessoas um esforço adicional, não quer dizer que as pessoas trabalhem mais, antes pelo contrário a produtividade diminui, porque as pessoas levam mais tempo a tomar café, prolongam por mais tempo a realização das suas funções, consequentemente a capacidade de resposta diminui drasticamente e parece-me que ninguém se lembrou deste pequeno grande pormenor, ou então lembraram-se e fizeram-no de propósito.

Se o horário de trabalho passar para o que se praticava ou seja as 35 horas vamos criar mais emprego, aumentar a produtividade, porque é importante que as pessoas tenham tempo para elas, existe mais realidades para além do tempo de trabalho e as pessoas necessitam de viver e consequentemente a disposição para o exercício das suas funções melhora substancialmente. Se a isto acrescentarmos um pouco de Investimento Público e Privado, estamos no caminho certo, aumento de produtividade, mais emprego, logo menos desemprego, aumento das contribuições para a Segurança Social e Imposto sobre o Rendimento Singular (IRS), que alicerçado no Investimento nos setores produtivos da economia, caminhamos para a construção de uma sociedade bem alicerçada e com fortes possibilidades de crescer substancialmente. Não vou introduzir mais variáveis económicas porque não há que complicar o que é aparentemente fácil, o resto vem por acréscimo tomemos as medidas certas e adequadas sem vícios, esquemas ou outro tipo de estratagema e os resultados irão aparecer com benefício para a população.

Nesta fase podemos assistir ao facto de a maior parte dos Municípios estarem a praticar as 35 horas semanais e o resto dos setores públicos ou privados estarem nas 40 horas, já se viu que este aumento das horas de trabalho semanal não nos trouxe nada de bom, por isso entendo que devemos voltar às 35 horas de trabalho semanal o mais rapidamente possível, quanto mais tarde esta alteração se produzir mais tarde entramos numa fase de crescimento.

Convém ainda recordar que os encargos sociais a pagar à Segurança Social foram reduzidos o que representa uma libertação de meios financeiros significativos, por isso senhores que exercem o poder e que têm a capacidade de decidir, reduzam o horário de trabalho semanal para 35 horas de trabalho já.

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome