Edição online quinzenal
 
Segunda-feira 29 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

A PROPÓSITO DO ATENTADO EM PARIS

20-11-2015 - Henrique Pratas

Relativamente ao assunto mencionado em título gostaria de escrever algumas linhas e desde já para que não existam dúvidas acho que o mesmo é condenável.

Durante dois dias 48 horas os Órgãos de Comunicação Social invadiram a nossa privacidade com imagens, opiniões, testemunhos do atentado que ocorreu em Paris, realizaram-se condenações sumárias e levámos com estas notícias a toda a hora e todo o instante.

Queria recordar aqui que quando os americanos, os ingleses e os franceses, iniciaram os bombardeamentos na Síria, no Iraque e no Afeganistão, onde também morrerem inocentes, em barda não foi dada a mesma visibilidade que agora foi dada porquê pergunto eu, será que estes últimos não são pessoas como as primeiras, para mim a resposta é clara é óbvio que sim.

Todos sabemos que violência gera violência e que o caminho trilhado não era este que se devia ter ser seguida mas os Ocidentais assim decidiram e assim fizeram, a resposta não se fez esperar, nem irá parar tão depressa, porque aqueles que primeiro foram atacados também ficaram sem filhos, mulheres, famílias e viram privados das pessoas que mais gostavam, assim como nós não gostámos do que agora foi praticado, isto não devia acontecer, mas como o povo diz quem semeia ventos colhe tempestades.

Para uma melhor e mais ampla análise vossa quero-vos deixar aqui uma ideia que não é de por de parte em meu entender. Como sabem cada um dos Países que praticaram os bombardeamentos e a destruição que fizeram na Síria, no Iraque e no Afeganistão, tem secretas e que estas muitas vezes criam manobras de diversão para imputar a outros determinados factos que ocorrem e que estes nada têm a ver com eles, provavelmente não será este o caso mas entendo que não podemos descartar todas as hipóteses, porque se os bombardeamentos foram feitos aos Países referidos, foram-no porque os mesmos possuem riqueza que o Ocidente quer controlar.

Apenas para podermos analisar os factos do ato recentemente praticado em Paris não podemos nem devemos descartar nenhuma das hipóteses, mas não gostaria de entrar pelo caminho de quem é que apareceu primeiro o ovo ou a galinha, isto não nos leva a nada.

O Ocidente não pode nem deve impor o seu modo de vida ao Oriente, o respeito pelas crenças, pelo modo de vida, pela maneira de estar na vida deve ser respeitada em todos os Países do Mundo, cada um deles terá uma cultura ancestral mais do que outros, diferentes certamente mas temos que os entender como são não podemos, nem devemos impor nada a ninguém, a reação não vai ser boa de certeza.

Como hipótese meramente académica coloco-lhes o exemplo que me ocorre se Espanha decidisse invadir a totalidade ou parte de Portugal, decerto não teriam uma boa resposta da nossa parte, não os iriamos receber de braços abertos, iriamos certamente manifestar o nosso desagrado da forma que achássemos mais conveniente e não pararíamos enquanto não deixássemos de estar subjugados a Espanha.

O exemplo que dei é meramente académico e utilizo-o apenas com a intenção de vos fazer pensar o que sentiram se vissem o vosso espaço invadido e verem os vossos filhos, mulheres, familiares serem dizimados.

Não concordo em nada com o que aconteceu em Paris, mas sou levado a pensar que também do outro lado foram infligidas baixas de monta e a destruição praticada nos diferentes Países, não dignifica em nada os ditos Países civilizados.

Iniciaram este processo, não sei como irá acabar, nem quando, mas que tudo isto era desnecessário era, se não existissem interesses financeiros, sejam eles de cariz de tráfico de material bélico, de droga ou de outros produtos que podem realizar lucros desmedidos e fáceis o que é feito não é feito para melhorar as condições de vida das populações.

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome