Edição online quinzenal
 
Segunda-feira 29 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Cavaco não se arrepende de "uma única linha" do que disse

30-10-2015 - Henrique Pratas

Muito criticado pelas considerações que fez sobre o PCP e o Bloco de Esquerda, o Presidente recusa ter feito um discurso de "seita ou partidário".

O Presidente da República garante não estar arrependido "nem de uma única linha" do que disse sobre a nomeação do Governo, assegurando não ter qualquer interesse pessoal e apenas se guiar pelo superior interesse nacional.

"Aquilo que havia a dizer sobre esse assunto já disse na intervenção que eu produzi que foi muito clara e não estou arrependido nem de uma única linha de tudo aquilo que eu disse", afirmou o chefe de Estado, em declarações aos jornalistas em Roma, onde participa esta tarde no X Encontro COTEC Europa.

Garantindo que não tem, nem nunca teve, qualquer interesse pessoal, Cavaco Silva garantiu que até ao último dia do seu mandato se guiará sempre pelo "superior interesse nacional".

"Como sabem nunca tive nem tenho qualquer interesse pessoal, desde o primeiro dia do meu mandato, até ao último dia do meu mandato guiar-me-ei sempre, sempre, sempre pelo superior interesse nacional", assegurou.

Cavaco Silva foi muito criticado pelas considerações que fez sobre o PCP e o Bloco de Esquerda no discurso em que indigitou Pedro Passos Coelho como primeiro-ministro.

Recusando ter feito um discurso de "seita ou partidário", o Presidente reiterou que assumirá as suas responsabilidades porque a sua única preocupação "é a defesa do superior interesse nacional, depois de estudar muito aprofundadamente todos os problemas.

Questionado sobre o que irá fazer caso o Governo liderado por Passos seja chumbado no Parlamento, Cavaco escusou-se a responder, argumentando que em Roma não fará qualquer comentário sobre a política portuguesa.

O chefe de Estado escusou-se igualmente a falar sobre a composição do executivo que o primeiro-ministro indigitado levou na terça-feira ao Palácio de Belém, dizendo apenas que aceitou os nomes propostos e que na sexta-feira, quando der posse do novo Governo, fará uma nova intervenção.

O Presidente da República, Cavaco Silva, anunciou quinta-feira que indigitou o líder do PSD, Pedro Passos Coelho, como primeiro-ministro, e afirmou que apesar de um executivo PSD/CDS-PP poder não assegurar inteiramente a estabilidade política necessária, um Governo apoiado pelo PS, PCP e BE seria "claramente inconsistente" e teria consequências financeiras, económicas e sociais "muito mais graves".

Cavaco lembrou ainda que "a última palavra" na formação do Governo cabe aos deputados, a quem compete decidir "em consciência tendo em conta superiores interesses da nação" se o Governo deve assumir as suas funções.

Mais uma vez, para quem não se engana e raramente tem dúvidas o Presidente da República mostra a sua casmurrice, teimosia, tacanhez não sei que adjetivos utilizar, mas outra coisa não era de esperar e tudo o que vos conto é de uma pessoa que assume o quer, posso e mando.

Por outro lado, faz estas declarações em Roma e depois logo a seguir quando é questionado sobre o que fará se o Governo que ele escolheu, afirma que não presta declarações sobre a politica interna do País, mas em que é que ficamos, fala-se ou não se fala, ou simplesmente só fala do que dá jeito, admiro esta coerência e outras que grassam na nossa sociedade que se encontra completamente prostituída de tudo de valores, de princípios, de ética e de moralidade.

Mas como escrevi noutro dia a um amigo meu, não quero perder mais tempo com esta gente, não tenho nada a ver com ela os meus princípios e coerência são outros, partilho isto convosco apenas com o intuito de vos dar a oportunidade de analisarem e verem até onde vai a pouca vergonha e o descaramento.

Já agora acrescento uma pequena duvida com que fico depois das declarações do PR será que ele não se arrepende para não ser confundido com os arrependidos das FP 25 de abril ou é simplesmente casmurrice?

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome