Edição online quinzenal
 
Sábado 27 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Cabral 'regressa' a Bissau para baptizar a Rotunda da Paz nos 42 anos de Independência

25-09-2015 - Lusa

O 'pai' da independência da Guiné-Bissau, Amílcar Cabral, 'regressou' hoje a Bissau personificado por um actor para baptizar uma das principais zonas da cidade como Rotunda da Paz no dia em que se comemoram 42 anos de independência.

"Cabral não fez a guerra [pela Independência] para ficar a dormir de cima de sangue. Por isso, hoje, essa rotunda, passa a ser chamada rotunda da paz", referiu Jacinto Mango, com o gorro e óculos característicos do fundador da pátria, mas coberto por um manto vermelho.

O manto simbolizou o sangue derramado por causa da instabilidade verificada ao longo de 42 anos de existência do país.

Jacinto Mango, conhecido como Atcho Express, ator e poeta guineense, permaneceu como homem-estátua durante cerca de 15 minutos na Rotunda da Mãe de Água, junto ao Parlamento, atraindo a atenção de dezenas de pessoas que se juntaram em redor para o fotografar.

A personagem de Amílcar foi depois coberta por tinta branca como sinal de paz.

"Estou a transmitir o sonho de Amílcar Cabral. Sonho do desenvolvimento que está no interior de cada guineense", referiu, num apelo ao progresso do país.

Jacinto Mango pediu o contributo de todos para batizar a rotunda: "vamos todos fazer esse trabalho e vamos dizer uns aos outros que passámos na Rotunda da Paz".

A iniciativa tratou-se da única manifestação cultural que assinalou os 42 anos de Independência da Guiné-Bissau.

A data vai ser ainda comemorada com uma sessão solene da Assembleia Nacional Popular (ANP) em que discursará o Presidente da República, José Mário Vaz.

O país celebra o feriado nacional de 24 de setembro numa altura em que se aguarda pela nomeação de um novo Governo, depois de o Presidente Vaz ter demitido o executivo liderado por Domingos Simões Pereira a 12 de agosto.

Carlos Correia, 81 anos, vice-presidente do Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC), é o novo primeiro-ministro.

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome