Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 26 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Qual Liberdade de Imprensa, É Censura!

21-08-2015 - Eduardo Milheiro

A atitude dos jornais e das televisões têm me deixado completamente atónito, será que ainda vivo num país com LIBERDADE de IMPRENSA? Penso que esse estado da comunicação social foi chão que já deu uvas. Poderei dizer que não.

E no que diz respeito à discussão e apresentação de ideias dos partidos políticos, principalmente dos novos, a Comunicação Social não lhe liga importância nenhuma, não quero acreditar que sejam os jornalistas que não querem cumprir com a sua obrigação e com o seu código de ética, que deve ser informar independentemente do objecto da notícia ou do artigo.

Se não são os jornalistas os culpados da discriminação, só podem ser as redacções que fazem aquilo que o capital quer, são os donos dos jornais quem impõe a linha editorial, desautorizando a liberdade e a independência que os jornalistas devem ter.

É vergonhoso que 87 por cento das notícias sobre partidos e a próximas eleições legislativas de Outubro, seja sobre o PSD, CDS e PS, ficando uns 10 por cento para o PCP e Bloco e 3 por cento para os partidos novos e sem assento parlamentar.

Digo isto, porque no caso concreto do PDR - Partido Democrático Republicano, que tem enviado sempre aos órgãos de comunicação social comunicados sobre as actividades que vai desenvolver, atingiu o seu expoente máximo, quando no passado dia 11 de Agosto foram apresentados os cabeças de lista pelos distritos às Eleições Legislativas 2015 na Sede Nacional em Lisboa, não estando presente um único órgão da comunicação social.

Não vale a pena “Tapar o Sol Com a Peneira”. Esta situação não é mais que a atitude de não parecer mal aos partidos do poder, PSD, CDS e PS, até porque são gente muito bem conhecida nestes partidos que são os donos da comunicação social e jornalista que desrespeite os investidores nesses jornais - que não são mais que veículos para publicidade e esclarecimentos de empresários Angolanos e empresas portuguesas que controlam o mercado do comércio e da indústria em Portugal – pode ver como consequência dessa atitude ir para o desemprego.

Não foi para isto que se fez o 25 de Abril e se devolveu a democracia a Portugal, pois quem disser que vivemos em democracia ou num estado de direito está a mentir, ou como dizem os políticos “isso não é verdade”, mas a verdade é que condicionam o acesso à informação que os pequenos partidos, que com liberdade de imprensa poderiam aspirar a ser grandes, querem dar aos cidadãos.

A minha geração já lutou em condições piores, não vão ser estes novos censores que nem de lápis azul precisam, que nos vão silenciar. Vamos lutar e vamos Mudar Portugal, essa é a meta actual de todos os democratas e gente de bem.

Os responsáveis por esta situação que ganhem alguma dignidade e não tenham medo, já não há Caxias, Peniche, Aljube ou Tarrafal.

Viva Portugal, Viva a Democracia, Viva a Liberdade, FORA COM A CENSURA E COM OS CENSORES.

Eduardo Milheiro

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome