Edição online quinzenal
 
Segunda-feira 29 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Mais estatísticas sobre o DESEMPREGO

14-08-2015 - Henrique Pratas

Francisco Madelino falou sobre discrepâncias nos valores do desemprego.

A taxa de desemprego caiu no segundo trimestre e fica cinco décimas abaixo do valor divulgado há apenas seis dias quando a estimativa mensal apontava parauma taxa de desemprego de 12,4%. Quais as razões para dados tão diferentes no que dizrespeito aos dados do desemprego.

O valor revelado pelo Instituto Nacional de Estatística é o mais reduzido dos últimos quatro anos. Tudo tem aver com questões metodológicas, ou seja, a forma como são calculadas as taxas de desemprego dasestimativas mensais e dos valores trimestrais.

Francisco Madelino, antigo presidente do Instituto deEmprego e Formação Profissional e atual professor universitário, diz que são motivos para repensar a forma como o INE faz a publicação de estatísticas.

Na sua alocução disse: “ Este é um momento onde se terá de refletir sobre a oportunidade de apresentar taxas mensais quer, por outro lado, de verificar a qualidade do modelo já que as variações dos dados mensais têm sido muito elevadas e têm dificuldade de aderir à realidade demonstrada pelos inquéritos trimestrais”.

Mais outra brincadeira no tempo de Caetano os cidadãos que se encontravam a cumprir o serviço militar obrigatório não contavam para o cálculo da taxa de emprego, mas muitos deles morreram e deixaram os seus familiares que jamais se esquecerão disso. Umas vezes os militares do quadro contavam como ativos outras não era conforme dava jeito e agora andamos na mesma por este andar não há DESEMPREGADOS em Portugal, vamos ser os parte do n.º restrito de Países onde não há desemprego, mas querem enganar quem, não percebo querem tapar o sol com a peneira, este flagelo não deve ser escamoteado e deve em meu entendimento ser combatido através do desenvolvimento económico sustentável, da agricultura, das pescas, da indústria e dos serviços, aqui considero aqueles que prestam um serviço de qualidade e de excelência e excluo claramente aqueles que prestam serviços falaciosos, que induzem as pessoas no engano e no erro, estes em meu entender devem ser banidos da sociedade, queremos uma sociedade impoluta e não corrupta.

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome