Edição online quinzenal
 
Segunda-feira 29 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Médicos de família que atendam mais utentes, vão receber mais dinheiro.

14-08-2015 - Henrique Pratas

" Impraticável", disse o presidente Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar.

Médico de família de zonas carenciadas que aceitem alargar temporariamente as listas de utentes vão receber até 741 euros brutos acima do ordenado.

O Governo pretende levar a Conselho de Ministros, ainda este mês, um projeto de diploma, ainda em fase de discussão pública, que prevê esse acréscimo do vencimento dos médicos de família.

O Ministério da Saúde pretende compensar os médicos de família das zonas carenciadas com um prémio de741 euros brutos sobre o ordenado mensal. Em troca, osclínicos aceitam alargar as listas de utentes até um máximo de 2.500, durante dois anos. Depois desse período, a medida será revista anualmente nas zonas em que o interesse público assim o exija e mediante o consentimento escrito do clínico.

Os sindicatos manifestam reservas: dizem que amedida põe em causa a qualidade dos atos médicos.

O Governo desvaloriza este argumento, sublinhando que de acordo com a sua estimativa, 200 mil utentes venham a ser beneficiados.

Há mais de um ano, o ministro Paulo Macedo anunciou a intenção de alargar as listas de médicos para mitigar a falta de médicos de família. O levantamento mais recente, feito em Maio, indica que há mais de 1,2 milhões de utentes sem médico defamília.

Mais uma ilusão ... e não é de ótica, é mesmo real.

O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar sustentou, que a proposta do Governo assenta numa ilusão. De acordo com as palavras de Rui Nogueira, uma lista com 2.500 utentes torna impossível o trabalho do médico defamília e demonstra-o fazendo um cálculo simples: "Isso representa 35 ou 36 consultas diárias e não é possível fazer, todos os dias, 18 consultas de manhã eoutras tantas à tarde. É uma ilusão, mesmo que seja transitório".

Rui Nogueira considera que o atual limite transitório definido, que é de 1.900 utentes, já é exagerado e desvaloriza o fator da recompensa pecuniária: "É evidente que, se houver mais horas de trabalho, tem de haver a recompensa, mas mesmo uma lista de 1.900 já é exagero. Dizem 'são só mais 600', mas mais 600 não é a mesma coisa, é impossível".

O presidente da APMGF lembrou ainda que um eventual aumento do número de consultas nos centros de saúde"não depende exclusivamente da disponibilidade dos médicos", porque há "outros profissionais de saúde que integram o circuito" e não estão contemplados nesta proposta do Ministério da Saúde.

" Isto é só por causa das eleições. Daqui a dois ou três meses, ninguém se lembra disto", conclui Rui Nogueira e conclui muito bem.

Uma vez mais, não estamos a pensar em termos de medicina preventiva, estão a pensar única e exclusivamente em medicina curativa e isso nós não precisamos, o que gostaria de ver era que pensassem em termos de SAÚDE PREVENTIVA, quero dizer criar uma cultura de saúde que não existe, não se deve ir ao médico apenas quando estamos doentes devíamos sim privilegiar a educação ao nível da saúde, dar condições a todos os profissionais de saúde para que se criem condições em que as pessoas, mas todas, sejam educadas para ir regularmente ao médico, com vista à prevenção e despiste de certas doenças em tempo oportuno e não depois quando a doença se demonstra em algumas situações já não há remédio, noutras as pessoas sofrem a bom sofrer.

Esta medida agora pensada não é mais do que um ato eleitoralista, então tiveram 4 anos no Governo e só lembraram agora, é estranho não é o que é que andaram a fazer durante todo este tempo. Costumamos dizer quando a esmola é grande o pobre desconfia e é o que acontece neste caso, não há condições para cumprir que agora há última hora e à beira de eleições se lembraram de por em prática é mais um engano, por mim podem ficar descansados que não compro esta “ propaganda barata e de mau gosto”.

Aliás nestes últimos tempos temos assistido a tantas promessas quase diárias, segundo as palavras destes mentirosos compulsivos, praticamente já não há desemprego, o dinheiro da sobretaxa cobrada em excesso vai ser devolvido de acordo com os cálculos que estão disponíveis na plataforma da Autoridade Tributária.

Isto é tudo mentira, andei eu a educar os meus filhos, induzindo-lhe valores como o viverem sem mentiras e agora somos sujeitos a MENTIRAS DIÁRIAS, ainda por cima mal forjadas, elaboradas, se dignidade tivessem saiam pela esquerda baixa e não voltavam cá nos próximos 70 anos, era o mínimo exigível, para alguém que se proclama de ser transparente, digno, de falar verdade.

Não gozem mais com o pagode………

Termino voltando ao título deste texto a fazer cumprir o que agora se lembraram os médicos até podem fazer o que pretendem, os pacientes entram e saem do gabinete médico em 3 segundos e temos criado mais um sistema de encher chouriços.

Isto faz-me lembrar há uns anos atrás, quando estava na Rodoviária Nacional E. P., no inicio dos anos 80 em que um rapaz também da cor politica deste Des) Governo, teve a distinta lata de propor que fosse pago um prémio aos motoristas que terminassem antes do horário previamente estabelecido as carreiras de transporte de pessoas, imaginei logo os motoristas a acelerarem o autocarro, desde o inicio do percurso até ao final, sem sequer pararem nas paragens e desta forma tinha o prémio garantido.

Obviamente que a proposta não mereceu acolhimento mas sim a risada geral e agora estamos outra vez no mesmo.

Como diz um amigo meu “ isto está tudo tonto”.

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome