Edição online quinzenal
 
Sábado 4 de Maio de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Colonoscopias com anestesia. Repete-se o cenário"insuportável"

19-06-2015 - Henrique Pratas

No Hospital da Ordem Terceira de São Francisco, em Lisboa, é o último dia para conseguir marcar a consulta que antecede o exame. Se não for desta, só daqui a três meses. Administrador do hospital considera a situação insuportável.

Tal como na terça e na quinta-feira, a fila de pessoas que quer marcar uma colonoscopia sem dor é esta sexta-feira imensa na Rua Serpa Pinto, em Lisboa.

Tentam conseguir uma das 150 senhas que o Hospital da Ordem Terceira de São Francisco concede por dia.

Só que hoje há só 90.

“O que acontece é que temos capacidade de fazer entre 130 e 150 exames por mês e daí ter-se dito que haveria 150 exames por mês, a realizar nos próximos três meses. Mas há outro constrangimento: o acordo que o Hospital da Ordem Terceira tem com a ARS [administração regional de saúde] acaba no dia 31 deOutubro”, explicou o administrador delegado do hospital, Luís Torres.

As 90 senhas justificam-se, assim, porque, se fossem mais, ultrapassariam aquela data. “Aliás, posso adiantar que, mesmo assim, vão ultrapassar o prazo de 31 de Outubro. As últimas pessoas que vou marcar, será para dia 3, 4 e 5 de Novembro”, destaca Luís Torres, admitindo que, apesar de estar a ser negociado outro acordo com a ARS, esses exames a mais podem nunca ser pagos.

“O problema é igual, 90 é menos do que 150, mas achámos que 20 exames a mais do que podemos fazer até dia 31 era aquilo a que podíamos comprometermos”.

Luís Torres explica ainda que o acordo entre os hospitais privados e a ARS é “por leilão”, que dependedo preço que as entidades atribuem ao exame e que a Ordem Terceira de São Francisco já entregou a sua proposta, que vai ser analisada.

“Até lá, as entidades que têm acordo com a ARS para fazer as colonoscopias só têm esse acordo até 31 deOutubro”.

Na fila desde as 17h00

Grande parte passou a noite ao relento, com agasalhos e alguma comida.

Em primeiro lugar na fila está Anabela Marques.Chegou às 17h00 de quinta-feira. “Não tinha alternativa”, admite. Mais atrás estão repetentes. Não conseguiram senha evoltaram. A esperança é a última a morrer.

Na quinta-feira, o administrador do hospital da Ordem Terceira, um dos que tem acordo com o Serviço Nacional de Saúde para realizar colonoscopias com anestesia, previa um cenário difícil para esta sexta e classificou a situação que se vive na capital de “insuportável”.

Quem chegou às 7h00 à fila, na quinta-feira, já não conseguiu marcação. Os utentes têm de apresentar uma credencial e tem de ser feita uma avaliação para saber se a pessoa pode ter anestesiada ou não.

Assim vai o progresso anunciado com pompa e circunstância pelos nossos Governantes, querem um País melhor do que este em franco progresso e desenvolvimento não sei para onde.

O testemunho aqui fica, quem ter saúde paga-a se possuir meios financeiros para o efeito se não reduz-se à sua insignificância, o que vos acabei de escrever é cruel, mas é a realidade, não se pode gastar dinheiro no que é necessário, mas para o despesismo dos nossos Des) Governantes ele não falta de certeza absoluta.

Foi este o País que criámos, alguns sem culpa no cartório, mas é quele que temos, se querem modificá-lo há que tomar as decisões certas e apostar em que sempre nos defendeu e disse que este não era o caminho.

Se nada for feito caminhamos a passos largos para os tempos salazarentos ou pior onde não se pode demonstrar o descontentamento pela Governação, aliás sobre isto já saiu um diploma onde é vedado aos cidadãos deste País produzirem comentários depreciativos sobre o PR e os membros deste Des) Governo, está legislado.

Vivemos em democracia, segundo dizem, mas de facto falamos mas ninguém nos liga nenhuma, qual a diferença entre estes tempos e os tempos de Salazar e Caetano?

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome