Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 3 de Maio de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Cadernos da (des) Educação (VI)

20-12-2013 - Francisco Pereira

Terminamos esta nossa incursão superficial ao mundo da educação, ou da falta dela, com três pequenos reparos. O primeiro dos quais para a qualidade de construção das nossas escolas.

Genericamente as nossas escolas são de uma qualidade a roçar o indigente, se atentarmos por exemplo aqui ao nosso concelho veremos que as escolas mais recentes, são disso um bom exemplo, não falo sequer em se estão preparadas para resistir a sismos, dado que pelo aspecto, bastará um temporal mais forte para desabar tudo, esperemos que não e optamos por aquela coisa tão portuguesa de confiar na providência e em caso de desgraça acender velas à santinha.

As escolas deste país são deprimentes, construídas sem gosto, sem noção do que deve ser uma escola, sem brinquedos, sem escorregas, sem árvores, sem relva, um horrível e deprimente espectáculo. Pedia-se apenas que pensem antes de construírem aberrações arquitectónicas que se enchem de água após o primeiro mês, que pensem quando fazem salas de aulas, pensar é grátis e não custa!

Os pais e as suas associações são outro aspecto interessante. Regra geral os pais vão às escolas por motivos fúteis, desnecessários e patéticos. As associações de pais são feiras de vaidade para ascensão política, dominadas que estão também por interesses partidários, onde a futilidade interventora é a regra.

Querem participar, exijam escolas com pessoal docente e não docente suficiente, exijam uma verdadeira Educação especial que apoie todas as crianças que dela necessitam e que parecem não conseguir lugar no ensino privado, exijam escolas com programas coerentes com novas abordagens pedagógicas, exijam escolas com condições, com laboratórios, com música, com teatro, com dança e pintura, exijam escolas com árvores com parques de jogos, reproduzam em casa as boas práticas da escola, sejam educados e corteses, até porque os filhos são vossos, não são da escola.

Francisco Pereira

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome