Edição online quinzenal
 
Sábado 18 de Maio de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Isenção de Pagamento de Serviços a partir dos 70 anos

01-05-2015 - Henrique Pratas

Pensei sobre a situação do pagamento da prestação de serviços como água, electricidade, gás e televisão, que fazemos durante uma vida inteira e entendo que no ano em que os cidadãos fazem 70 anos deveriam de ficar isentos da prestação destes serviços e isto porquê?

Se qualquer cidadão necessitar de pedir um empréstimo bancário, independentemente do património que possa ser detentor, garantias reais, os BANCOS, negam-se ao direito de não conceder um empréstimo, logo os cidadãos com a idade que menciono se não são cidadãos de pleno direito para umas coisas não deviam ser para outras podem pensar que é absurdo mas não é.

Andamos mais de 45 anos em média a pagar não só os consumos, mas as taxas e taxinhas que se lembram de colocar nas nossas facturas e nós se queremos utilizar um determinado serviço teremos que o pagar, porque senão os competentes serviços cortam logo os serviços e fazem crescer as contas com penalizações, juros de mora e ultimamente têm utilizado abusivamente a figura da fidelização, que considero perfeitamente ilegal tendo em conta que o nosso DESGOVERNO, apregoa aos sete ventos a liberalização dos mercados e aposta na economia com os mercados a funcionarem livremente é um contra-senso por um lado quer-se uma economia a funcionar sem intervenção do Estado e por outro lado as empresas que prestam esses serviços exigem aos clientes períodos de fidelização até 24 meses. Isto é simplesmente inacreditável então eu celebro um contrato com uma empresa para me prestar um serviço e se ele não for de qualidade, eu tenho que continuar a pagar esse serviço durante o período de fidelização, isto é se eu for a um restaurante e não gostar da refeição que lá faça sou “obrigado” a ir lá durante o período de fidelização.

Isto não faz sentido nenhum então eu se não estiver satisfeito com a prestação de serviços que contratualizei não posso cancelar o serviço e contratar outra empresa? Onde é que está liberdade dos mercados a funcionar, assim com estas cláusulas “leoninas” é fácil ganhar dinheiro, até mesmo com a não ou a má prestação, de um serviço, o retorno do capital está sempre assegurado. Não é justo, sério ou o que quiserem, assim é fácil ganhar dinheiro à custa dos consumidores que não têm quem os defendam e se as empresas prestadoras forem únicas, não tiverem concorrência o caso piora porque é pagar e calar.

Não falei nos SEGUROS, mas também não me esqueci de escrever sobre eles funcionam exactamente da mesma forma anda uma pessoa a descontar para ter um seguro de vida, de saúde ou qualquer outro tipo de seguro e chegada a idade que lhes mencionei inicialmente, as SEGURADORAS, encarregam-se de fazer cessar os mesmos sem disso dar conta aos interessados, a forma mais comum é não enviarem os prémios de seguro para liquidar e muito boa gente esquece-se que se o prémio não for liquidado o mesmo termina automaticamente e as pessoas que pensam que realizaram um seguro para a vida inteira, continuam a pensar que o seguro existe mas quando chega a hora da verdade são confrontados com a cessação do seguro por falta de pagamento do prémio.

Como os meus avós diziam anda meio Mundo a enganar o outro meio, por estas razões entendo que a partir dos 70 anos, todos os cidadãos deviam usufruir dos serviços que pagaram ao longo de uma vida, a título gratuito.

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome