Edição online quinzenal
 
Domingo 19 de Maio de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Diamantes ajudam Angola a compensar queda do preço do petróleo

19-12-2014 - N.A.

A recuperação, em curso, da indústria de diamantes em Angola e os planos para reforçar o seu efeito gerador de receitas deverão ajudar a compensar a descida do preço do petróleo, principal fonte de receitas do país.

De acordo com o ministério angolano das Finanças, as receitas dos diamantes, incluindo impostos e “royalties”, atingiram 6,5 mil milhões de dólares entre Janeiro e Setembro de 2014, em linha com o total do ano passado.

Angola, que assume a presidência do Processo Kimberley em Janeiro de 2015, dá mostras de pretender dinamizar a indústria de diamantes, nomeadamente na área da lapidação e outras, uma iniciativa aplaudida pela agência Economist Intelligence Unit (EIU).

“Actividades de valor acrescentado no sector dos diamantes podem ter um impacto positivo em termos de emprego e diversificação económica”, afirma a EIU, num dos mais recentes relatórios sobre Angola, acrescentando que se tratam de iniciativas em fase de lançamento.

Para a Empresa Nacional de Diamantes de Angola (Endiama), o principal objectivo é criar uma nova indústria de lapidação de pedras preciosas e de produção de jóias desenhadas localmente, envolvendo “designers” e artistas angolanos.

A recente queda do preço do petróleo nos mercados internacionais tem causado preocupação em Angola, dado que esta matéria-prima é o principal produto exportado pelo país e um bem essencial para a obtenção de divisas, dois vectores que a recuperação do sector dos diamantes permite compensar.

Fonte: Macauhub

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome