Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 3 de Maio de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Solidariedade

12-12-2014 - Henrique Pratas

A propósito de uma dos actos que todos devíamos por em prática todos os dias e continuamente com todos os concidadãos deste País para que a nossa sociedade fosse substancialmente e apesar de muitos de vós conhecer os propósitos que estão subjacentes a este estado decidi escalpelizá-lo de uma forma sistemática para quem não saiba, não queira entender ou não esteja sensibilizado para tal prática, descortine algo de benéfico para uma sociedade solidária.

ASolidariedade poderá ser considerada um acto de benevolência com o próximo ou um sentimento, uma união de simpatias, interesses ou propósitos entre os membros de um grupo. Na Sociologia existe o conceito de solidariedade social , que subentende a ideia de que os seus praticantes se sintam integrantes de uma mesma comunidade, portanto, sintam-se independentes. ( independência )

Em termos de Direito Fiscal, o termo remete a uma situação que pode ocorrer na responsabilidade tributária : ela ocorre quando há mais de um sujeito passivo (devedor) de uma mesma obrigação tributária, cada qual é obrigado por parte da dívida, ou à dívida total. Também pode ocorrer na competência tributária , quando mais de um órgão do Estado tem direito à parte da mesma obrigação tributária .

Face ao exposto e de uma forma simples podemos contextualizar a SOLIDARIEDADE, nas palavras escritas nos parágrafos anteriores, como podem constatar a definição é muito simples, poder-se-ia tornar mais complexo o atitude, mas como entendo que é nas coisas simples que está a virtude, a complexidade vem depois, vá de por mãos à obra e vamos ser mais solidários uns com os outros e certamente estamos a contribuir para uma sociedade mais evoluída e desenvolvida, ensinemos aos nossos filhos, amigos as virtudes da prática deste acto e certamente terão um futuro melhor.

A sociedade portuguesa não poderá continuar como está, cada um olha para o seu umbigo e reduz-se apenas ao seu bem-estar e não se preocupa minimamente com o seu concidadão, esta forma de estar e de ser tem que ocorrer na sociedade portuguesa quer queiramos quer não, mas creio e desejo ardentemente que sejamos mais solidários uns com os outros, temos que nos tornar uma sociedade aberta a novos horizontes.

Existe Mundo para além das nossas fronteiras e os povos dos outros Paísessofrem dos mesmos males do que nós, se nos unirmos vamos conseguir que o Planeta que habitamos será certamente melhor e sustentável.

Lisboa, 11 de dezembro de 2014

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome