Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Um Tablet – uma nova oportunidade

05-12-2014 - Eurico Henriques

O executivo aprovou a aquisição de tablets para as Escolas do 1.º ciclo, a funcionarem por turma. Não é o mesmo projeto do famoso Magalhães, pois que fica a pertencer à escola e é para ser utilizado em sala de aula por todos os alunos, quero dizer: cada turma utiliza a ferramenta tecnológica no seu período de trabalho e depois, no período seguinte, passa a outra turma.

A utilização de meios tecnológicos para o desenvolvimento da aprendizagem já não é um método de trabalho difícil ou inibidor dessa mesma aprendizagem.

As crianças, não todas as crianças, têm acesso a um telemóvel, a um tablet, ou outro qualquer instrumento informático. Este equipamento é apetecível e atrativo. A sociedade atual vive já com um recurso substancial a este meio para todas as suas ações: usa-o o médico nas suas consultas, o comerciante nas vendas, o empresário para as suas propostas de trabalho e de controlo, o artista para dominar melhor as artes que produz, enfim todos nós para termos uma informação mais atualizada e, também, para a podermos dominar.

No meu tempo de escola isso não existia. Quando aprendi a dominar a técnica de utilização os processos a realizar para isso eram muito mais complexos. Ainda me recordo da surpresa que senti quando realizei um gráfico com o Lotus 123. Após introduzir os dados e realizar o trabalho de ancoragem de cada coluna, pressionei a tecla do enter. Surpresa, apareceu de imediato o gráfico pretendido. Antes tinha que utilizar papel milimétrico, uma régua e um esquadro.

A utilização do meio informático, que funciona em processo binário, veio permitir uma maior velocidade na recolha de informações e na obtenção de dados relacionados com qualquer área do conhecimento e da aprendizagem.

As crianças passam a ter um equipamento que as gerações anteriores não tiveram, facto que lhes permite uma maior quantidade de informação num tempo de resposta que é mais curto e seguro.

O que se impõe é realizar a aprendizagem e a utilização com critérios de qualidade e de enriquecimento pessoal. Os livros estão lá, na net e podem ser lidos.

A utilização do tablet na escola, em cada sala de aula, não é limitada, ela é para todos e cada um dos alunos utilizarem. Isto significa que não há distinções. Não será por se ter mais possibilidades financeiras que se tem acesso à sua utilização. Todos têm e esta é a mensagem da disponibilidade que se dá.

Há realidades que não são comparáveis ou impeditivas de coexistirem. Não será pelo facto de estarmos em crise que deixaremos de ter acesso aos meios tecnológicos indispensáveis ao desenvolvimento e ao progresso.

Eurico Henriques – Lic.º em História e Mestre em Comunicação Multimédia

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome