Edição online quinzenal
 
Sábado 18 de Maio de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Petróleo perde peso no PIB de Angola

14-11-2014 - N.A.

O peso da produção de petróleo no PIB de Angola reduziu, nos últimos cinco anos, de 65% para 43%, como resultado da maior contribuição dos restantes sectores, informou, na quinta-feira, 6, o ministro dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos.

O ministro, que falava num encontro sobre a importância da internacionalização das empresas angolanas, disse ainda que essa queda na composição do PIB é reflexo da aposta nos sectores não-petrolíferos da economia.

No encontro, promovido pela Comunidade de Empresas Exportadoras e Internacionalizadas de Angola (CEEIA), o governante salientou que o petróleo tem servido de base de sustentação do desenvolvimento de Angola.

“Em 1975 estávamos a produzir cerca de 173 mil barris por dia. Hoje, passados quase 40 anos, estamos a produzir dez vezes mais, atingindo os 1,8 milhões de barris por dia”, explicou Botelho de Vasconcelos.

No entanto, admitiu que o peso das receitas petrolíferas “continua ao nível de 1975”, enquanto na exportação essa representação é de 98%, com quase metade da produção angolana de petróleo – 46% a 48% – a seguir para a China.

Fonte: Macauhub

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome