Edição online quinzenal
 
Segunda-feira 29 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

DIA DOS FIÉIS DEFUNTOS

07-11-2014 - Henrique Pratas

O Dia dos Fiéis Defuntos ou Dia de Finados, (conhecido ainda como Dia dos Mortos no México ), é celebrado pela Igreja Católica no dia 2 de novembro .

Desde o século II , alguns cristãos rezavam pelos falecidos, visitando os túmulos dos mártires para rezar pelos que morreram. No século V , a Igreja dedicava um dia do ano para rezar por todos os mortos, pelos quais ninguém rezava e dos quais ninguém lembrava. Também o abade de Cluny , Santo Odilon , em 998 pedia aos monges que orassem pelos mortos. Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX ( 1015 ) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia anual passa a ser comemorado em 2 de novembro, porque 1 de novembro é a Festa de Todos os Santos . A doutrina católica evoca algumas passagens bíblicas para fundamentar sua posição (cf. Tobias 12,12; 1,18-20; Mt 12,32 e II Macabeus 12,43-46), e se apoia em uma prática de quase dois mil anos.

Para nós portugueses este dia antecipou-se porque se aprovou na generalidade o Orçamento para 2015, na Assembleia da República.

Nunca tinha visto nada disto aprovar um Orçamento que viola claramente os Direitos consagrados na Constituição da República que toda a gente jura fazer cumprir, mas que não cumpre, palavras ocas.

Como é que é possível aprovar um Orçamento para o ano de 2015, com medidas que se estendem durante os anos subsequentes pelo menos até 2018, isto só é possível com gentalha como esta no “poleiro” e mais se verá.

O Primeiro-Ministro candidato a nova legislatura, ainda alvitrou a hipótese miserabilista de repor os vencimentos dos funcionários gradualmente sendo 20% em 2015 e os restantes 80% desfasados ao longo dos diferentes anos de acordo com as possibilidades do País, se não tivesse ouvido e visto não acreditava é preciso não ter vergonha nenhuma na cara, depois do Tribunal Constitucional ter declarado inconstitucional as medidas agora novamente ressuscitadas, voltam a insistir, será que querem provocar o Tribunal Constitucional, ou será que já se aperceberam que só por equívoco é que ganham as eleições, estão por tudo?

Sinceramente não entendo, mais uma vez o Presidente da República nada diz sobre a matéria como é hábito, até onde pretendem chegar estes rapazes com provocações sistemáticas e constantes?

Não quero gerar falsas expectativas mas se os rapazes ganharem as Legislativas, ou o fazem através da secretaria como no tempo de Salazar e Caetano, ou então é que não entendo mesmo nada disto, portugueses de uma vez por todas abram os olhos e vejam quem lhes faz mal, conduzir à ruína, à morte e destruir o que resta do País.

Por isso vos escrevi inicialmente que este Des) Governo antecipou o Dia de Fiéis Defuntos, é que nem ESTES respeitam, quanto mais os vivos, quanto mais cedo estes rapazes se forem embora melhor, já fizeram porcaria que baste.

Lisboa, 31 de outubro de 2014

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome