Angola: Endiama reduz custos operacionais nas minas de diamantes
07-11-2014 - N.A.
A Empresa Nacional de Diamantes (Endiama EP) está a realizar uma ampla campanha de redução dos custos operacionais em todas as minas e demais empresas do grupo, com o propósito de aumentar o rendimento, informou, em Luanda, o presidente do conselho de administração da concessionária, António Sumbula.
O empresário, que discursava no âmbito da Feira Internacional de Minas (FIMA), que decorreu em Luanda, destacou a necessidade da redução dos custos, uma vez que irá trazer vantagens, nomeadamente o aumento da captação de receitas para o Estado, dos dividendos dos accionistas e do valor acrescentado em termos de performance dos quadros do sector.
Segundo o mesmo, pelas razões referidas, o Governo, através do Código Mineiro, recomendou que os custos operacionais, incluindo as amortizações, não deveriam ultrapassar 50% das receitas.
De acordo com Sumbula, a Endiama já concluiu vários projectos importantes ao longo deste ano, nomeadamente o retorno à produção de várias minas paralisadas em consequência da crise económica de 2008.
Neste sentido, o gestor salientou também a reorganização do mercado artesanal de diamentes, que permitiu atingir resultados satisfatórios, quer do ponto de vista do aumento das receitas fiscais, quer no que toca ao combate à pobreza.
Fonte: Expansão
Voltar |