Edição online quinzenal
 
Terça-feira 30 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

JOCKER LOUNGE – Amizade, inspiração e escrita

26-05-2023 - Francisco Garcia dos Santos

Salvo algumas excepções, o que escrevo é a título de comentário político, mas desta feita, até porque o que poderia escrever sobre a atualidade política portuguesa seria redundante face a tudo quanto já disseram e escreveram os mais variados analistas, decidi partilhar com quem faz o favor de ler os meus escritos algo de pessoal sobreonde muitas vezes penso, me inspiro e redijo os artigos que são publicados neste jornal.

Há anos comecei a frequentar (hoje não com a regularidade que desejaria) o Jocker Lounge, primeiro sito perto de minha casa, e depois da “crise da Covid” nas “Avenidas Novas”, Lisboa, o qual é propriedade do meu grande amigo Rahim Hussene.

O Rahim tem idade para ser meu filho e é muçulmano ismaelita (corrente xiita muito moderada, discretae pacífica do Islão, cujo líder, S.A.R. o Príncipe Karim Aga Khan, multimilionário que tem nacionalidade portuguesa e há poucos anos sedeou em Lisboa as suas Fundações culturais e de cariz benemérito-social.

A família Hussene é portuguesa e o Rahim já nasceu no território nacional europeu, sendo que os seus Avós paternos e maternos migraram da Índia para Moçambique, e depois a mesma veio há muitos anos para a área de Lisboa, aqui se radicando definitivamente e montado os seus negócios. Aliás, é bem conhecido o nível cultural latu senso, formação académica e empreendedorismo da Comunidade Ismaelita portuguesa, sendo o Rahim um excelente exemplo disso mesmo. Cabe referir que membros desta família integraram o Exército Português e nas respectivas fileiras combateram na Guerra do Ultramar. Portanto os Hussene são verdadeiros Portugueses e muito mais do que outros tantos ancestralmente autóctones que de que portugueses só têm o Cartão de Cidadão e Passaporte da República Portuguesa.

Por motivos estritamente pessoais, pelo que não interessam ser aqui revelados, entre mim e o Rahim criou-se e consolidou-se uma grande e profunda amizade, tratando-me ele por “Tio”, não no sentido “dondoca” ou snob do termo, mas antes, como diz o próprio, “Tio do Coração”, sendo que de igual forma o trato e tenho por “Sobrinho”. Depois a amizade estendeu-se a seus Pais, podendo hoje, sem grande exagero, dizer que fui quase adoptado como membro da Família Hussene.

Posto isto, o Jocker foi durante alguns anos um local que frequentei com grande assiduidade e onde talvez tenha escrito alguns dos meus melhores artigos publicados neste jornal.

O Jocker é um bar e “snack” de características muito singulares em termos de decoração e iluminação interior (não conheço outro semelhante), amplo e com grande lotação, tem bowling, excelente música, diversos ecrãs de tv onde se podem ver vários canais de desporto e não só, onde se come e bebe bem a preços muito razoáveis para um estabelecimento “nocturno” com a sua categoria, excelente e simpático serviço,sendo a sua vasta clientela seleccionada, pelo que é um óptimo local de convívio, diversão e, para alguém que sozinho goste de beber “um copo” para pensar e escrever, como é o meu caso, o mesmo é de todo aconselhável, sendo já um icon da “noite” de Lisboa.

Atenção!

O que acabo de escrever não é publicidade a tal estabelecimento, mas antes uma homenagem ao meu “sobrinho” Rahim que resistiu heroicamente a graves problemas pessoais e adversidades como empresário, neste caso devido à “crise da Covid” pois, como é sabido, esta acarretou o encerramento por um longo período de estabelecimentos de restauração e similares, sendo que muitos colapsaram e já não reabriram. Mas o Rahim aguentou e resistiu a tudo com uma coragem, tenacidade e capacidade de trabalho notáveis, relançando com assinalável êxito a sua actividade profissional, encontrando-se hoje o Jocker a funcionar em pleno, à semelhança do tempo pré Covid.

Por fim, estas linhas são também um testemunho de como é possível o convívio e a criação de fortes e profundos laços de amizade entre Portugueses de credos religiosos diversos respeitáveis e tolerantes, bem como tal como de início escrevi, uma partilha da minha “intimidade” de pensamento, inspiração e de um dos meus locais favoritos para convívio e escrita, sendo que este pequeno artigo foi inspirado, pensado e escrito precisamente no Jocker Lounge.

Francisco Garcia dos Santos

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome