Edição online quinzenal
 
Quarta-feira 24 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Brancos e Pretos, Corruptos!

08-11-2013 - Francisco Pereira

As relações entre Portugal e Angola andam um nada enguiçadas. Depois da inenarrável trapalhada de um pseudo ministro dos negócios estrangeiros de nome Machete, bem a propósito diga-se, a coisa foi descambando, com crescentes acusações do lado de lá e um cada vez mais abaixar de cu do lado de cá.

Do lado de lá o Presidente de Angola achou por bem desdizer tudo o que disse numa entrevista que concedeu ao Henrique Cymerman na SIC, é incrível que o homem simpático e até carinhoso com os portugueses deu lugar nas declarações posteriores a um personagem que vomita ódio, pior só o pasquim oficial do reino o Jornal de Angola, que tem feito a despesa do caso, atacando tudo e todos e fazendo da questão um tema racial, em que os malvados neo colonialistas brancos querem o mal dos pobres neo colonizados pretos.

Temos pois institucionalizada uma novelucha de quinta categoria, onde o Presidente de Angola, fica abespinhado porque ao que consta o ministério público de Portugal, anda a investigar os rios de dinheiro que algumas personagens poderosas da elite de Angola encafuam nas lavandarias portuguesas para que as notas de dólar fiquem mais branquinhas e cheirosas, parece que o senhor José não gostou que lhe andem a cheirar os artelhos e vai daí pensando que isto já é uma província de Angola resolve atacar a República das bananas que é Portugal.

Os meliantes que nos desgovernam, acagaçados perante a ameaça, desesperam em desmentidos em apaziguamentos e em desculpas esfarrapadas, de novo Portugal treme por causa de Angola, parece que estamos novamente em 1961, deste feita ao reverso, parece que estou a ouvir o senhor José a dizer aos camaradas, “…para Portugal e em força…”. Exangues sem quase acreditarem no sucedido os “portugas” que por lá se tentam desembaraçar e os que querem para lá ir, tentar sobreviver, temem por represálias, já esta semana ficamos a saber que por lá também existem portugueses a ser investigados por lavagem de dinheiro.

A corrupção não tem infelizmente cor, pois facilitaria muito as investigações, se os corruptos fossem todos brancos, amarelos ou pretos, infelizmente assim não é. Todos nós sabemos infelizmente como funciona Angola.

Aliás todas as ex-colónias portuguesas, exceptuando por enquanto Timor, sublimaram essa coisa genética portuguesa da corrupção superando largamente o mestre, essa foi a pior herança que deixamos nesses países! O resto são “fait divers”, arrufos de prima-donas ofendidas habituadas a mandar e a desmandar, com conceitos de democracia, de honestidade e de decência que nos fazem duvidar de que gente daquela igualha possa ser de confiança, pior é por cá haver gente que faça declarações deste teor, "Lá por ser primo do príncipe ou de um 'sheik' qualquer pode vir-se para Portugal e comprar tudo. Por ser russo ou chinês chega-se aqui e, por 500 mil euros, compra-se quase a nacionalidade portuguesa, e os angolanos vêm para Portugal...", disse, interrompendo a frase para considerar "um escândalo o procurador-geral de Angola ser sujeito a estar a ser arguido (como se consta) por causa de 70 mil euros"*. Cremos que gente que faz declarações desta índole, explica perfeitamente o título, desta crónica, brancos e pretos, corruptos!

Francisco Pereira

*http://economico.sapo.pt/noticias/joaquim-oliveira-critica-preconceito-contra-angola_179963.html

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome