Edição online quinzenal
 
Terça-feira 23 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

REFLEXÕES SOBRE A DERROTA DO OCIDENTE NO AFEGANISTÃO (2)

21-01-2022 - José Manuel Neto Simões

“É mais fácil entrar num conflito do que sair dele” (Espirito Santo, general)

A retirada dos EUA e dos seus aliados do Afeganistão materializou a derrota do Ocidente em declínio. O regresso dos talibãs ao poder permitiu a implementação do Emirado Islâmico com o retrocesso de algum progresso e a inaceitável violação dos direitos humanos. E foram criadas as condições para a recrudescência do terrorismo jihadista, que representa um desafio à segurança internacional.

O novo regime tem revelado incapacidade para administrar o país, que se encontra num eminente colapso económico e financeiro. Além disso, a tragédia social resultante da dimensão da crise humanitária está a aumentar a instabilidade que acaba por ter impacto na Europa.

A humilhante derrota afectou a credibilidade dos EUA. E é i nquietante para os europeus, que perderam confiança no reforço da Aliança Atlântica proclamado por Biden. O fracasso era inevitável em resultado dos erros políticos, estratégicos, militares e comunicacionais com inadequação das missões, que nunca deviam ter passado pela tentativa de impor um modelo ocidental de organização política e da sociedade.

Acresce que a debilidade do acordo de Doha, promovido por Trump, foi explorada pelos talibãs, de forma exímia, empregando uma estratégia bem delineada com o apoio da maioria étnica (pashtun) e dos serviços secretos paquistaneses. O foco foi mantido na subversão das instituições e da população, com uma campanha comunicacional sofisticada. Foram ainda decisivas a escolha do período do ano favorável à ofensiva associada à deficiente transferência de autoridade para as forças afegãs.

A retirada dos EUA tem sido justificada pelo retraimento estratégico, tendo o Afeganistão deixado de ser vital para os seus interesses face à alteração da hierarquia das ameaças, em que a necessidade de contenção da China fez deslocar o eixo central das suas alianças para o Indo-Pacifico. A pressão da opinião pública também foi determinante.

Todavia, a forma como o processo foi conduzido, gerou animosidade nos aliados com reflexos no futuro da NATO e na política de defesa europeia numa fase da dissonância transatlântica. Por um lado, Aliança tem de dissipar as ambiguidades estratégicas e, por outro, a Europa necessita de avaliar como pode ser um actor efectivo e não apenas um parceiro dependente dos EUA. Mas a Europa está a ser testada e já se atrasou. Em Portugal a elite política revela miopia ao não discutir o que é estrategicamente decisivo!

A perda de influência do Ocidente corresponderá ao aumento da influência das potências regionais - China e Rússia com interesses divergentes -, que vão determinar o equilíbrio na sua esfera de influência e na relação de forças entre a India, o Irão e o Paquistão. A dimensão securitária passa pela contenção do narcotráfico e do radicalismo islâmico nas regiões transfronteiriças.

Em síntese, há quatro presidentes dos EUA que ficam ligados à impotência – da superpotência-, reflectindo a incoerência da sua política externa. Na realidade, Bush pela decisão sem objectivos claros e sem estratégia; Obama pela indefinição de estratégia de saída; Trump pelo acordo absurdo com os talibãs; e Biden pela displicente decisão de retirada. Afinal a América está de regresso à América !

Em vez de estabilidade política e de segurança, o país esteve envolvido numa guerra que se foi arrastando enquanto os talibãs se reorganizavam e adquiriam capacidades para disputar uma guerra assimétrica para a qual nem o exército afegão nem a NATO estavam preparados. Ninguém saiu de cabeça erguida como algumas elites em Portugal afirmam imprudentemente ! (Continua)

José Manuel Neto Simões

Capitão-de-Fragata (Reforma)

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome