Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Empresa portuguesa conclui construção da maior barragem de Cabo Verde

17-10-2014 - N.A.

A Conduril terminou a construção da maior barragem de Cabo Verde, que contará também com a maior albufeira do arquipélago africano, informou Pedro Ribeiro, director de Produção da sucursal da empresa portuguesa em Cabo Verde.

A barragem da Figueira Gorda, no conselho de Santa Cruz, interior da ilha da Santiago, é a maior obra hidráulica de Cabo Verde, com capacidade para armazenar cerca de 1,5 milhões de metros cúbicos de águas pluviais.

De acordo com Pedro Ribeiro, a barragem tem 32 metros de altura, um coroamento de 60 metros, é dotada de uma galeria para acompanhamento técnico e, ainda, de um descarregador de superfície, bem como de uma descarga de fundo.

A barragem da Figueira Gorda, cujas obras iniciaram em Fevereiro de 2012 e custaram cerca de 3,7 milhões de euros, fica situada numa “garganta” montanhosa, natureza geológica que, recordou o responsável, criou diversas dificuldades de logística.

Para além de Polião e Figueira Gorda, a ilha de Santiago conta com mais três barragens já inauguradas: Salineiro (Ribeira Grande), Saquinho (Santa Catarina) e Faveta (São Salvador do Mundo), estando as de Principal e Flamengos em fase de construção.

Fonte: Macauhub

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome