Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

A COMPETÊNCIA DOS DEPUTADOS REDUZIDA AO SILÊNCIO

14-05-2021 - Rabim Saize Chiria

Cordiais Saudações a todos mandatários do povo. Espero que tenham uma boa disposição. Antes de mais nada gostaria de agradecer as três bancadas parlamentares que dizem estar a trabalhar dia e noite para resolver os problemas que apoquentam esta bela pátria. Ora, a minha mensagem de comiseração neste artigo de opinião é inerente ao vosso trabalho, visto que nos últimos anos deixa muito a desejar. Dizem que foram eleitos para responder as necessidades municipais, mas o vosso senso na aquisição de bens, transcende e atrapalha o vosso propósito.

Como cidadão que sou, estou resoluto na afirmação segundo a qual, “ Quem trabalha como deputado tem clareza no seu espírito que se empenha no seu trabalho não para ampliar a sua fortuna, mas sim para servir o maior número de pessoas, sobretudo o povo que confiou o seu voto a você”.

Caros deputados, muito antes de pensarem no próprio enriquecimento, muito antes de pensar no próprio acumulo de recursos, muito antes de pensar na vossa fatia olhem profundamente para o nosso país, esqueçam os interessem individuais e partidários, olhem para o povo no seu todo. Ora, se foram eleitos como deputados é porque o povo confiou e entregou a sua segurança a vocês. Eu acredito que todos entendem e percebem a responsabilidade que é vossa, e sabem do mesmo modo que a vossa responsabilidade não se resume na ampliação das regalias, mas na proteção dos indefesos, aqueles que confiaram no vosso trabalho. Vocês sabem muito bem que só isso dará sentido ao vosso trabalho.

Quandoeu digo que olhem para o povo, refiro-me aquele povo que necessita de Saúde, Paz, Educação, Emprego etc. Pelo que visto, nenhum de vocês já passou por isso, aliás, todo povo sebe que os deputados auferem um bom salário, mas nem todos trabalham. Em cada bancada é normal ter dois (2) deputados que trabalham ou que fazem trabalhos extraparlamentares. É normal ter apenas dois (2) deputados que votam de acordo com povo, o resto são aqueles que fazem missa do corpo presente. Bem, eu não sou ninguém neste Moçambique, esta verdade eu sei, mas estou muito decepcionado com o nosso parlamento e com o nosso xadrez político.

Eu tenho absoluta certeza que muitos dos deputados não sabem o que é passar fome, não sabem o que é precisar de um hospital público, não sabem o que é precisar de um emprego, não sabem o que é precisar de uma paz efectiva, não sabem! Ora, vocês são políticos e mandatários do povo, mas esse povo que representam não tem plano de saúde, não tem comida na mesa, não tem emprego e vive num clima de insegurança total. É sintomático que, no momento de discutir sobre esses problemas a vossa competência é reduzida ao silêncio, mas quando for o momento de abordar a matéria inerente as regalia de um mandatário do povo, a vossa competência ganha vida.

Minhas senhoras e meus Senhores, as mordomias que vocês são beneficiários são tiradas da boca do povo que representam. Se vocês soubessem de onde vem as vossas regalias, recusariam porque teriam a impressão de morder a carne e sugar o sangue do povo. Se a vossa competência não tivesse sido reduzida ao silêncio escutariam o grito matinal do povo, e diriam essas palavras corajosas: “ não saciei a minha sede com lágrimas do meu povo que represento, não me dêem regalias endurecidas com soluço do povo que vive na miséria, devolva ao povo aquilo que reclamei, eu serei eternamente um deputado justo. Do que vale consolar um pobre se vocês fazem outros cem (100) ”?

Rabim Saize Chiria

Licenciado em Filosofia pela Universidade Eduardo Mondlane; Moçambique

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome