Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 26 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

A ironia socrática

23-04-2021 - Cândido Ferreira

 - Enquanto escritor, sempre cultivei a ironia, uma “invenção” de um dos pensadores que mais admiro, um tal Sócrates. E porque outros valores mais altos se alevantam hoje em dia, será útil acrescentar que me refiro a um “pato-bravo” da política, injustamente condenado na praça pública, por delito de opinião. Em Atenas.

Mas… deixemo-nos de filosofias e aterre-se em Portugal…

Em 1997, quando o benemérito Vale e Azevedo tomou conta do SLB, as hostes animaram-se. Nessa altura, até o meu respeitável amigo Arq. Pereira da Silva, um fanático benfiquista como eu, apoiava esse transviado do SCP:

- O gajo é tão vígaro… tão vígaro, que até vai enganar o Pinto da Costa! – Defendeu ele então, com entusiasmo, perante uma tertúlia de intelectuais.

Ao que eu respondi:

- O gajo é tão vígaro, tão vígaro… que até vai enganar o Benfica.

A vida, porém, não é só feita de futebol e, por vezes, o pessoal também joga em campos pelados, mais concretamente no campeonato da política.

Em 2004, pertencendo nós – eu e o meu amigo arquiteto! - à Direção Distrital do PS de Leiria, e logo que José Sócrates se afirmou candidato à liderança do partido, lembro-me de uma agitada reunião de militantes a questionar a sua honorabilidade. Soavam insistentes rumores de isto e mais aquilo… coisicas sem grande consistência, mas que abriam lugar a reservas:

- Cuidado! – Diziam alguns. - É muito fumo. E não há fumo sem fogo.

Com o projeto Polis a girar em pleno e a coincineração num brinquinho, foi então que resolvi arrumar a questão:

- Esqueçam! Ainda que haja algum pecadilho no passado, a exposição pública obriga qualquer primeiro-ministro a ter reservas. Ainda bem. Será um virar de página.

Sou da raça de quem “raramente tem dúvidas e nunca se engana” e, mais uma vez, acertei em cheio. É certo que José Sócrates não ganhou qualquer título, salvo o de engenheiro numa inspirada tarde de domingo, e também como Vale e Azevedo conseguiu derreter a massa toda e pôr o plantel de rastos. Mas, dúvidas não restam, tudo fez por, desinteressadamente, erguer a fama de Portugal, deixando até o seu nome perpetuado num memorial em Beverly Hills, junto aos maiores do mundo, como o Sultão da Malásia e Aga Khan. Afinal, gente fina, de bom gosto e bom senso, clientes habituais do mais caro costureiro do mundo. Nem o Cristiano Ronaldo lhes chega aos calcanhares…

Honraria que lhe é amplamente reconhecida, mas, que a par de uma “vidinha” de trabalho em Paris, por conta de um milionário falido em 2007, despertou a inveja e a ingratidão de alguns magistrados que, de mula-cheia, mas ressabiados com a perda de mordomias, resolveram fazer a folha a um cidadão impoluto, ídolo de milhões de “tugas”.

E, pior ainda, de falsa acusação em falsa acusação, até não é que já traidores existem, a afirmar que alguém, que tanto fez por Portugal e pelos seus amigos, sofre de graves desvios da personalidade, ao caso paranoia e psicopatia.

Um escândalo! Um ultraje!

De futebol e de política, percebo pouco. Mas a Psiquiatria é uma área que domino e em que sou respeitado. Daí que, com indignação, venha por minha honra e publicamente atestar que tal diagnóstico carece de qualquer base técnica:

Como pode essa canalhada considerar paranoico, e de ter a mania da perseguição, alguém que apenas defende a honra, perante tão vis calúnias?

Como posso não reagir a aleivosias tão reles, como a de ser psicopata, perante uma figura ímpar na sua entrega às causas sociais? Um Homem - vá lá, um homem… - que, de coração destroçado, até saiu de Portugal para não assistir ao martírio do seu povo?

Com tantos e tão santos amigos, duvido que José Sócrates necessite dos meus préstimos. Porém, e oxalá não precise, em caso de aflição desde já anuncio a minha total disponibilidade para ser a sua mais humilde e fiel testemunha abonatória.

Quantos são? Quantos são?

A cambada que se cuide!

Candido Ferreira

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome