Edição online quinzenal
 
Sábado 27 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Almeirim: uma nova leitura.

09-10-2020 - Eurico Henriques

O que temos considerado para a criação do Concelho de Almeirim é a informação de Frazão de Vasconcelos que publicou a carta de mercê aos seus moradores, onde se registam os privilégios então atribuídos. Segundo escreveu este investigador no Notícias de Almeirim, publicação de número único surgida a quando da inauguração do quartel dos Bombeiros Voluntários, nesta carta de mercê, atribuída pelo rei D. João II no ano de 1483, verifica-se a primeira classificação de Almeirim como vila. A partir desta carta de privilégios, data de 21 de maio desse ano, todo o escrito sobre Almeirim apresenta a data como efetiva na criação do concelho. Neste trabalho de pesquisa e estudo o que tenho por base de conduta é a permanente dúvida metódica. Assim dei continuação a um aturado estudo documental sobre a cidade e suas origens. Quando me deparei com certos documentos referentes a Afonso V, surgiu a dúvida. Teria efetivamente sido criado o concelho nesta data?

Sucede que não foi. Neste trabalho de pesquisa deparei-me com a carta de mercê, ou privilégios, de Afonso V, datada de 28 de março de 1479.Esta mercê real foi escrita estando o rei em Évora. Aí se refere “(…) faço saber que querendo eu fazer graça y mercê ao Comcelho e homeesbõos da mynhavilladalmeirimamy praz que daquyendiamte se use na dita villa da jurisdição pella guisa e maneira que se usa e faz na villa da Cartaxo sem embargo de os meus contadores de Santarem e suas Comarcas ate ora terem carguo da dita jurisdiçamdalmeirim porem por quanto isto e por mais bem e justiça e meu serviço que de os ditos contadores terem o dito carguo (…) por que assyhe minha merçe (…) dada na minha cidade de evoraxxbiii dias do meesde março joham da Fonseca a fez anno de nosso Snnor Jesus Cristo de mil ĬlllLxxix”.

Nesta mercê, onde se atribui a Almeirim os mesmos privilégios que possuía o Cartaxo – usar da sua jurisdição – há a indicação do Concelho e dos seus homens bons, com especial referência à ”minha vila de Almeirim”.

Nesta atribuição de privilégios há que se ter em consideração que toda a área do termo da vila era pertença da Coroa.

Podemos então recuar a data que se conhecia, a de 1483, para a de 1479, situação que permite a correção necessária e a afirmação de que o Concelho é criado por D. Afonso V, a 28 de março desse ano.

Eurico Henriques – Lic.º em Hist.ª e Mestre em Comunicação.

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome