Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

A DITADURA MUNDIAL GANHA FORMA
II
(continuação do número anterior)

18-09-2020 - Pedro Pereira

. Trilateral Commission(Comissão Trilateral) – É um clube de reflexão de caráter privado, de âmbito internacional fundado em junho de 1973 por David Rockefeller e ZbigniewBrzezinski, após um ano e meio de reuniões fomentadas pelo Chase Manhattan Bank. É formada por cerca de 350 homens - as mulheres escasseiam… - de meios de comunicação social, líderes de negócios, funcionários públicos, sindicatos e outras organizações não-governamentais.

A Trilateral exerce um importante papel no desenho da ordem económica mundial e raramente é referida nos meios de comunicação social. Quando se reúne não há manifestações nem marchas de protesto, tal como acontece com outras organizações do neoliberalismo. A Trilateral passa quase despercebida da opinião pública apesar de exercer uma atividade bastante intensa.

ZbigniewBrzezinski definiu-a como «o maior conjunto de potências financeiras e intelectuais que o mundo conheceu». Afinal quem governa o mundo? Não basta dizer simplesmente que são as multinacionais ou a banca, uma vez que por muito ampla que seja a sua influência, continuam a ser necessárias determinadas instituições que ditem as regras (quer sejam ou não cumpridas) para a repartição do bolo económico.

Os movimentos contra a globalização assinalam como principais responsáveis do mal-estar mundial as seguintes entidades: Fundo Monetário Internacional, Banco Mundial, Organização Mundial do Comércio, G7, G8, G20 e Fórum Económico Mundial.

Das três primeiras, em especial a terceira é a que tem uma maior capacidade coerciva sobre os Estados; é também a mais nociva.

O neoliberalismo não é certamente democrático, e é a capacidade económica quem dita a influência e o domínio sobre cada pessoa, país, empresa, etc. No entanto o FMI, o BM e a OMC aparentam perante a opinião pública que todos os cidadãos têm igual capacidade de voto e decisão.

No entanto tal já não é possível nem com o G8 nem com o Fórum Económico Mundial. O G8 é constituído pelo grupo dos países mais industrializados do planeta. As grandes potências reúnem-se periodicamente para repartir o mundo entre si e impor critérios às demais nações.

Mais sinistro ainda é o Fórum Económico Mundial - composto por gente simplesmente super-rica - que embora não seja mais do que um clube de reflexão é extremamente influente em termos de políticas económicas mundiais.

O chamado Terceiro Mundo não tem representação alguma para os membros das organizações acima referidas, uma vez que para estes, essa é uma zona de rapina mais apetecível e maior do que as suas áreas.

Certamente que o impacto mediático das decisões desta organização é muito discreto, o que não significa que as suas reuniões possam ser rotuladas de ser quase clandestinas. As suas conclusões são dadas a conhecer e, portanto, não podemos falar de conspirações, governo sombra, sociedade secreta, etc. Não obstante é de assinalar que a Trilateral tem tendência para o esotérico. As suas conclusões são emitidas, portanto, não se pode falar de conspirações, governo sombra, sociedade secreta, etc. No entanto, anote-se, que a Trilateral tende para o esotérico, uma vez que o seu emblema é uma circunferência periférica dividida em três fragmentos, de cada um dos quais parte uma flecha que converge para o centro. É uma cópia estilizada do arcano a Unidade.

  • Não obstante existiram – e talvez existam ainda – organizações clandestinas relacionadas com a Trilateral. Como exemplo, em 1984 uma comissão do Parlamento italiano revelou as relações entre a Comissão e as atividades delituosas da famigerada loja maçónica P2.
  • Os países onde a Trilateral atua representam 10% da população mundial que detêm 80% dos recursos do planeta.

Pensamento Político e Económico da Trilateral

A Trilateral foi pioneira naquilo que se chama «pensamento único e globalização». Em 1975 declarou de forma aparentemente ética e solidária: «A Comissão Trilateral espera que, como feliz resultado da Conferência, todos os governos participantes coloquem as necessidades de interdependência acima dos mesquinhos interesses nacionais e regionais».

A Trilateral reúne os dirigentes de três principais zonas económicas: América do Norte, Europa Ocidental e Japão (Em 2009 a sua área de influência estendeu-se à China e a Índia). Cada uma destas áreas dispõe de um Comité Executivo para elaborar as políticas económicas sob a sua influência.

De acordo com a sua versão oficial, o seu objetivo é o estreitamento das relações entre a União Europeia, a América do Norte e o Japão. O grupo português foi formado em 1980, data da sua ligação à organização-mãe. Contam-se entre os seus membros entre outros: Jorge Braga de Macedo, António Vitorino, Estela Barbot e Eduardo Costa.

. Banco Mundial – Instituição financeira fundada em 1945 a partir da criação do BIRD–Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento, juntamente com o FMI–Fundo Monetário Internacional   e o GATT–Acordo Geral de Tarifas e Comércio. O Banco Mundial é sempre presidido por um americano, enquanto o FMI é presidido por um europeu.

Inicialmente a função do Banco Mundial foi financiar a reconstrução dos países destruídos pela 2ª Guerra Mundial, tendo com o tempo a sua ação evoluído para o financiamento do desenvolvimento dos países pobres.

O Banco é composto por duas instituições: o BIRD-Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento e a AID-Associação Internacional de Desenvolvimento. Além destas duas entidades abarca mais três outras: a SFI-Sociedade Financeira Internacional, a MIGA-Agência Multilateral de Garantia de Investimentos e o CIADI-Centro Internacional para Arbitragem de Disputas sobre Investimentos.

. FPG (Fórum Portugal Global) – É uma associação de empresas portuguesas, criada para apoiar financeiramente o grupo português da Trilateral e promover a internacionalização dos seus negócios, integrando-se na interdependência económica e política entre as três maiores regiões industriais do mundo: União Europeia, América do Norte e Japão.

Foi fundado por escritura em 30 de julho de 1996 nos escritórios dos advogados Morais Leitão & Galvão Telles, tendo tido como empresas fundadoras: Plêiade, Império, Banco Espírito Santo, Bento Pedroso, Portgas, Sogrape, Somague, Telecel, Finantia, Lusomundo, Semapa, Portucel e outras.

Os seus membrosincluíram além dos associados do grupo português os seguintes indivíduos: António Carrapatoso, António Gomes de Pinho, António Mexia, Armando Pascoal, Eduardo Costa, Francisco Mantero, Francisco Souza da Câmara, Jorge Armindo, José Roquete, Luís Silva e Pedro Queiroz Pereira.

. CFR(CouncilonForeignRelations) – Organização norte-americana que reúne os líderes políticos e económicos de muito alto nível.

Entre os objetivos declarados por este Conselho encontra-se o explicar a política externa americana ao resto do mundo de modo imparcial. Fundado na década de 1920, este organismo edita a revista Foreign Affairs, uma das mais conhecidas e importantes no panorama das relações internacionais. Aparentemente a Comissão Trilateral não é mais do que uma derivação ou um círculo externo do CFR, cujas origens se podem encontrar antes da 1ª Guerra Mundial na declaração de intenções de alguns magnatas de estabelecer um império global anglofalantes.

O CFR tem equivalentes neste lado do Atlântico e a sua influência chaga a toda a opinião pública mundial. O Foreign Affairs, por exemplo, foi um dos promotores da teoria do choque de civilizações de Samuel Huntington que serviu para justificar muitas das ações decorrentes dos atentados do 11 de setembro de 2001. Embora tal seja só a ponta do icebergue face a motivos ulteriores, sempre relacionados com a propaganda e as operações de guerra psicológica.

Aparentemente os três mil membros do Conselho controlam as três quartas partes da riqueza mundial; de acordo com os teóricos da conspiração, o seu principal objetivo será manter elevados os níveis de tensão e de guerra em todo o mundo a fim de enriquecer as suas próprias indústrias armamentísticas, sanitárias, financeiras e alimentares.

O CFR organiza seminários de relações internacionais ao mais alto nível, em que os participantes estão obrigados ao segredo.

Pedro Pereira

(continua no próximo número)

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome