Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 3 de Maio de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

NOVO ANO LECTIVO

12-09-2014 - Eduardo Milheiro

Vai começar um novo ano escolar e não se augura nada de bom, tendo em conta a posição do Ministro e dos professores, advinha-se um ano forte em contestação, com os alunos a serem os principais prejudicados.

A acontecer este cenário, as responsabilidades são da tutela, neste caso concreto do Ministro Nuno Crato, bom matemático, dizem, mas o pior Ministro da Educação que tivemos desde o 25 de Abril de 1974.

O que tem acontecido a grande número de professores é criminoso, só alguém destituído de toda a ética e bom senso, com um espírito revanchista e vingativo, pode fazer o que Crato e a sua equipa têm feito na Educação e dado cabo da vida a milhares de profissionais.

Eu sei que há professores que não prestam, mas com esses, é processo disciplinar e rua (!), não se pode julgar o todo por algumas (muitas) ovelhas ranhosas.

Sei o que estou a dizer, a minha mulher foi profissional da educação durante 32 anos, por isso quando falo, não falo por falar. Já vi de tudo, já vi um gajo que se dizia ser professor de matemática e que tive o azar de ser professor de uma filha minha, que não conseguia aprender nem entender nada do que a azémola dizia, fui falar com ele e a explicação dele foi deixar as culpas para a minha filha, dizendo que ela é que não conseguia aprender.

Veio a verificar-se que foi uma avaliação errada, uma afirmação estúpida, pois falei com o Professor Francisco Maurício que durante três semanas lhe deu uma ajuda e ela nunca mais teve problemas de matemática, tanto que fez o curso de Economia.

A esta personagem encontrei-o dois ou três anos mais tarde como engenheiro da Câmara de Almeirim, e perguntei-lhe: “então deixou de ser professor?”, resposta do objecto: “eu não gostava de ser professor, era um frete, só precisava do ordenado”.

Como se não bastasse, já vi professoras irem dar aulas de calças brancas transparentes com o fio dental preto a ver-se, e outras com vestidos transparentes que se vê a cor das cuecas, será que isto é um comportamento digno de uma professora (?), não é, é preciso dignidade e bom senso, e já agora não distrair os alunos com outras paisagens que não sejam os livros e o quadro.

O ensino e a profissionalização do mesmo têm de levar uma volta, não é com atitudes oferecidas e outras do género que se deve ganhar o estatuto de professor, pois ser professor é um acto nobre e decisivo para os homens e país que queremos ter amanhã.

Estou sempre ao lado das lutas dos professores, pois a grande maioria é gente boa e competente, que tem sido alvo de injustiças não só deste ministro Crato como de todos os outros que o antecederam, gente que pensa ser iluminada, mas que na verdade são uns zeros à esquerda, são os chamados intelectuais de merda que não sabem nada do ofício que têm, e lixam a vida de quem desempenha a profissão com dignidade e encara o ser professor como um sacerdócio.

Bom ano escolar Professores! Lutem por aquilo que acham justo; em relação aos pais que não vos apoiam mandem-nos dar uma curva, muitos deles são uns ignorantes, não têm a noção do que é viver em sociedade democrática e só ladram quando são mordidos.

Eduardo Milheiro

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome