Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 26 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

A pior forma de viver é afirmar que não acredita em Deus

05-06-2020 - Rabim Saize Chiria

É comum no quotidiano, ouvir as pessoas a falarem sobre a crença, outros afirmam em não acreditar em algo. Temos o caso concreto, o conceito “Deus”. Alguns dizem não acreditarem em Deus. Será verdade? O que tais pessoas entendem por crença? A nossa existência está estritamente ligada a crença de algo, no entanto, uma crença verdadeira tem um sentido pragmático e resulta em factos concretos.

Exemplifico: para um doente que está na fase terminal da vida, se acreditar que Deus existe e que vai interferir ma sua recuperação completa, isto pode ter feitos práticos do que não acreditar ou ser a teu, e pensar que vai morrer. Essa sua crença poderia estimular o seu sistema imunológico e contribuir para o tratamento da doença, portanto, podemos concluir que o conceito “Deus “ é pragmático, ou seja, é concreto. Por isso, a pior forma de viver é afirmar que não acredita em Deus.

Ora, em tudo o que fazemos, o foco está no indivíduo não em coisas que nós acreditamos. No entanto, a nossa missão é de questionar a nossa crença se pode trazer efeitos práticos para vida. Se não provocar nenhuma mudança em nosso comportamento a respeito daquilo que acreditamos, então não tem nenhum significado.

Para dar um exemplo concreto e actual: qual seria significado pragmático de chamar o coronavírus de covid19? Será que o a mudança do nome vai ampliar o nosso conhecimento sobre a enfermidade? Será que vai trazer alguma mudança real em termos de prevenção e saúde pública? Se a resposta é negativa, então não tem nenhum sentido, se a resposta for positiva, então tem algum sentido.

Portanto, o verdadeiro sentido da crença está nos resultados positivos, se a sua crença não resulta em factos reais, então é falsa, visto que a verdadeira crença responde os nossos desejos. Independentemente daquilo que acreditamos. Se você levar consigo um rebuçado no bolso, e acreditar no poder mágico do mesmo, isto terá efeitos positivos do que não acreditar e chupar o doce. Então, posso concluir que acresça é base explicativa do nosso sucesso, da nossa saúde e tudo o resto que acontece nas nossas vidas.

Rabim Saize Chiria

Licenciado em Filosofia Pela Universidade Eduardo Mondlane; Moçambique

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome