Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 26 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

As eleições presidenciais

22-05-2020 - Cândido Ferreira

O mundo evoluiu vertiginosamente e os espectros partidários sofreram incríveis mutações, por toda a Europa.

Em Portugal, porém, assistiu-se à lenta agonia dos movimentos que pretenderam federar descontentamentos e protagonizar mudanças, todos caídos nos mesmos vícios das organizações que diziam afrontar,

Perante tal fracasso, o poder ficou à mercê de clãs de “jotinhas” sem ideias nem ideais, que apenas nos conduzem ao caos e a um progressivo afastamento das realidades e dos valores do mundo real.

Há quase um século que, em Portugal, as eleições presidenciais constituem “janelas” para expor fragilidades e abanar poderes por demais incapazes de esconder o laxismo e até a incompetência e a corrupção.

Altamente condicionada por uma “censura” imposta pelos poderes político-económicos, é também nessas alturas que a comunicação social costuma libertar-se um pouco de pressões conhecidas e por demais denunciadas.

Foi perante uma tentativa de silenciamento de um debate sério sobre as alternativas que se colocam a Portugal, que surgiu a “revolta” de Ana Gomes, cidadã que conseguiu ganhar algum mediatismo na defesa de causas populares, não raro em confronto com poderosos.

Os atuais detentores do poder, em sintonia, estão convencidos que as eleições de janeiro são favas contadas.

Esta candidatura, porém, e por si só, não lhes retirará a tranquilidade.

Existe um caminho longo a percorrer e é possível que Ana Gomes se desligue das tricas do PS e apresente um projeto que possa mobilizar os milhões de portugueses que aspiram por um Presidente patriota, capaz de impor as mudanças inadiáveis, travar a pilhagem e repor o normal funcionamento das Instituições.

Personalidade algo controversa, esta candidata a candidata tem ainda algumas semanas para se revelar como polo aglutinador e não como mais um foco de divisão. Condição necessária a podermos derrotar nas urnas um Presidente que se encontra altamente desgastado e que, até agora, só foi confrontado com aquilo que os portugueses mais detestam: demagogia inconsequente, racismo quase clubista e tiques de um fascismo que não volta atrás.

Veremos, nas próximas semanas, se uma Ana Gomes serena, firme e sem crispações desaconselhadas consegue entender os ecos da sociedade e rodear-se de pessoas que expressem a sentir e o querer de milhões de portugueses de boa vontade e de todos os quadrantes políticos.

Mergulhado Portugal num “pântano”, é com amargor que vejo crescer o predomínio de interesses convergentes que, firmes no seu castelo, continuam à prova dos “robins dos bosques” que, episodicamente, aparecem a rondar-lhes as muralhas.

Se o projeto de Ana Gomes falhar, poderá, no entanto, vir a ser um bom ponto de partida para uma outra candidatura vencedora, tal como o nosso povo bem merece.

Veremos o que o futuro próximo nos reserva.

Cândido Ferreira

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome