Edição online quinzenal
 
Domingo 28 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Colapso

29-08-2014 - Henrique Pratas

Ou eu estou enganado mas estamos perto de entrar em colapso total do País não aguenta mais medidas recessivas que é o que este Des) Governo sabe aplicar, as pessoas estão cansadas, alheadas e desgastadas, estão amorfas em relação a tudo isto, o funcionamento das organizações é o mais displicente possível, não sei onde vamos parar.

Na Educação é o que é, o dinheiro para que o ensino superior funcione não chega, anda-se numa luta do submete não submete orçamento e pessoas com qualificações vão rareando no mercado de trabalho.

Na Saúde o Ministro já admitiu que faltam enfermeiros e médicos, mas entretanto deixaram emigrar os enfermeiros que se qualificaram par o desempenho da função para a qual se prepararam. Em termos de atendimento de pessoas com doenças que carecem de imediato tratamento, esbarram na burocracia e na falta de meios disponíveis para tanta doença, quem tem dinheiro e conhecimentos poderá ter saúde quem não tem terá que suportar a infâmia das medidas que implementaram e que levaram ao abandono do Serviço Nacional de Saúde.

Para se ter acesso a cuidados básicos de saúde curativa já é necessário conhecer pessoas que estejam dentro do sistema, para tornear a burocracia instalada. Os cuidados paliativos de saúde, têm uma carência enorme de pessoas face às necessidadesemergentes.

Na Economia existe uma “guerra” entre quem defende o aumento de impostos e quem quer aumentar os impostos. Se estes aumentarem, sem querer ser o profeta da desgraça, muitas das famílias e empresas vão cair que nem um baralho de cartas, consequentemente o investidor estrangeiro também não vê condições para investir no nosso País com as regras sempre a mudarem, se pretendem a acabar com isto é o melhor caminho.

Na Defesa é o que se sabe, a prontidão dos nossos militares está seriamente afectada, pelas medidas que têm sido tomadas.

Na Administração Interna, a insegurança é cada maior, com gangs a agendarem através das redes móveis e internet, concentrações para fazerem o que não devem.

Na Agricultura, devido às medidas de se colocarem ao lado da decisão de boicotarem a venda de produtos à Rússia os nossos agricultores estão a ficar com os produtos por escoar. Será que não se sabia quando tomaram a medida que refiro que a Rússia era um mercado em crescendo para a s exportações agrícolas portuguesas?

O Ministério dos Negócios Estrangeiros não fala com os outros Ministérios nomeadamente o mencionado anteriormente e afina o diapasão pelo supremo interesses dos Estados Unidos, sem saber o que se passa cá no burgo e não avalia as consequências para o País da tomada de certas decisões. Há estava a esquecer-me das medidas que foram tomadas em conjunto com o Ministério da Economia, na atribuição de vistos gold a que investisse em Portugal montantes avultados na aquisição de imobiliário ou de investimento em empresas. Resultado o País ficou transformado numa máquina gigante de lavagem de dinheiro.

No Ministério das Finanças, existe uma doença muito grande há largos tempos que é a obsessão do deficit, que até à presente data ainda não encontraram antídoto para curar esta doença e continuam a tomar medidas para acabar com isto de vez.

Na Presidência de Conselho de Ministros e Gabinete do Primeiro-Ministro vive-se à grande e à francesa, não falta secretárias, motoristas, automóveis, mordomias e outros benefícios porque para se tomarem medidas como as que estão a ser tomadas há que ter condições para trabalhar, por isso é que a despesa do Estado cresceu nestas gorduras adiposas do Estado.

A Secretaria de Estado da Cultura existe ou já morreu, não dou por ela, alguém me pode informar como está a cultura deste País e as medidas que estão a ser tomadas?

Não escrevo sobre os restantes Ministérios porque eles não existem, ou por outra não se fazem notar, servem apenas de almofada para absorver as cunhas, as valentes cunhas e colocar estrategicamente os pupilos do Governo para assim agradar à clientela que os ronda à espera das migalhas que podem deixar cair.

Nos noticiários e nos jornais diários e semanários no fim-de-semana e nesta segunda-feira é só números pagaram-se não sei quantos milhões amenos em abonos famílias, menos não sei quanto em subsídios de desemprego e menos tanto em rendimentos sociais de inserção, matraquearam os portugueses com estas noticias, não questionando o que é importante que é saber se isto é bom ou mau para os portugueses, até conseguiram quantificar os milhões que os carteiristas conseguiram desviar.

Por outro lado assistimos a um crescendo dos actos de violência, incluindo a doméstica e ninguém se interroga sobre as causas que estão na origem deste crescendo, tanto sociólogo, tanto fazedor de opiniões e ninguém questiona as causas de tais ocorrências e a forma de intervir para que estas não ocorram com a frequência que está a acontecer.

Eu não quero acreditar no que se está a passar, mas não posso ser desonesto convosco e não vos dizer que estou muito preocupado com o caminho que isto está a levar, também não vislumbro no horizonte mais próximo possibilidades de esta tendência se inverter.

Para finalizar, não queria deixar de escrever sobre esta ideia bacoca de solidariedade com os portadores de esclerose múltipla, que se iniciou não sei como de andarem a dar banho de água fria, a não sei quantas personalidades privadas públicas e privadas, ontem assisti à propaganda que foi feita pelos bombeiros voluntários de Mem-Martins, que juntaram não sei quantas pessoas, para aderirem a este assumo de solidariedade e desafiarem outras corporações de bombeiros a associarem-se a este evento. Fico estarrecido com isto tudo, os bombeiros não se queixam que não pontos de acesso à água para abastecer a suas viaturas de combate aos fogos e não se fizeram e fazem campanhas para que o consumo seja o mais comedido possível?

Não entendo nada disto mas permitam-me que vos escreva o REI VAI NÚ e quem nos acode.

Henrique Pratas

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome