Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Sua competência reduzida ao pânico

03-04-2020 - Rabim Saize Chiria

Seja bem-vindo ao mundo, homem social que se julga ter o domínio sobre a natureza, que se julga ser dono de si, que se julga ter competência ante as adversidades do quotidiano. Mas hoje a fortuna e o desejo diabólico bateram a sua porta. O seu poder que tanto clamava verteu-se. Agora está de quarentena, confinado e empacotado entre quatro paredes. Onde está o seu domínio sobre o mundo, caro homem social? Já sei, sua competência foi reduzida ao pânico, caso não tenha maturidade espiritual, a mesma será reduzida ao silêncio.

Caro homem social, eu estou de vigília, sempre vejo-te, pois a minha visão tem sido clara como a lua, depois de olhar-te tanto o meu Coração bate forte, antes de raiar o sol, o meu Coração verte-se em oração. Sempre vejo-te, como menino de rua, sem lugar para estacionar a sua cabeça. Suas mãos estão sempre estendidas pendido a sorte para viver.

Eu, sempre vejo seus olhos suplicantes e o seu sorriso vacilante pedindo socorro a Deus, inclusive a poderes ou forças que não oferecem uma verdadeira adoração ao Santíssimo nome do Senhor. Sempre vejo-te no quarto do hospital, em solidão você chora e o seu rosto a tripulado. Você imagina um inferno desolado sem esperança de viver, visto que tem medo da morte e daquilo que não depende de ti.

Caro homem social, seja Sábio, pois não se deixe afectar por aquilo que não depende de ti, mas tenha responsabilidade para não passar por aquilo que deveria evitar. Tenha a coragem e maturidade suficiente de troçar da morte, assim como troça da sua perna arqueada. Saiba que, para viver uma vida tranquila é preciso usar o método Cínico que por sinal é preventivo.

Conta-se meu amigo Pirro, Filósofo-Grego: durante uma perigosa viagem por mar, quando os passageiros gritavam em pânico, Pirro exclamou ao ver um pequeno porco no barco que comia farelo como se não passasse nada. “ Eis a tranquilidade que devo alcançar”. Disse Pirro! Homem social, eu sei que você está em pânico com surto de Corona Vírus, tenha calma e seja como aquele pequeno porco que comia enquanto o barco a fundava.

Rabim Saize Chiria

Licenciado em Filosofia Pela Universidade Eduardo Mondlane, Moçambique

 

 

 Voltar

Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome