Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 25 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Espanha: direita e extrema-direita espanholas juntam-se em manifestação

15-02-2019 - N.A.

No centro de Madrid, a direita uniu-se à extrema-direita para pedir eleições antecipadas e protestar contra as negociações entre o governo e as autoridades catalãs.

A manifestação aconteceu na manhã deste domingo. Convocada pelos principais partidos da direita espanhola, contou com o apoio da extrema-direita. Os dois juntaram-se contra o governo do PSOE, erguendo um mar de bandeiras nacionais na Praça Colón, protestando contra as cedências do governo em negociações com os independentistas catalães. Assim, juntaram-se os apoiantes do Vox, partido de extrema-direita, e de vários grupos franquistas, como a Falange e o Espanha 2000, aos principais partidos de direita – o Partido Popular e o Cidadãos.

O líder do Vox, Santiago Abascal, num discurso durante a manifestação, chegou a exigir a suspensão da autonomia da Catalunha, assim como a detenção de Quim Torra, presidente do governo catalão. Abascal chamou “golpe” ao processso independentista: “O golpe deve ser sufocado para deter os golpistas e os conspiradores”, afirmou.

Este protesto foi convocado na semana passada, depois de o governo ter aceitado a nomeação de um relator para as negociações com a Generalitat. Recorde-se que as negociações com as autoridades catalãs são fundamentais para que o governo assegure a aprovação do Orçamento do Estado. Os próximos dias serão determinantes para o futuro do governo de Sanchéz. Se o Orçamento for rejeitado, haverá eleições antecipadas.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome