Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Parlamento britânico rejeita moção de censura a Theresa May

18-01-2019 - Lusa

O parlamento britânico rejeitou esta quarta-feira a moção de censura apresentada ao Governo de Theresa May proposta na terça-feira pelo líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, com 306 votos a favor e 325 contra.

A moção de censura ao Governo de Theresa May foi rejeitada pelo Parlamento Britânico, com 306 votos a favor e 325 contra.

A primeira-ministra reagiu, afirmando que a Câmara "expressou confiança no Governo" e que está "pronta para cumprir o Brexit".

Submetida a votação pelas 19:00 (locais e de Lisboa), a moção de censura, que o Governo venceu por uma margem de 19 votos, tinha poucas hipóteses de ser aprovada, já que o Partido Conservador de May e o pequeno partido unionista norte-irlandês DUP, seu aliado, apesar de ter abandonado a coligação e votado contra o acordo de ‘Brexit’, cerraram fileiras e dispõem, juntos, de maioria absoluta.

O parlamento britânico reprovou na terça-feira, de forma expressiva, o acordo de saída do Reino Unido da União Europeia negociado pelo Governo da primeira-ministra Theresa May com Bruxelas - com 432 votos contra e 202 a favor.

Uma desvantagem de 230 votos, sendo que 118 dos votos contra foram de deputados do próprio partido Conservador da primeira-ministra Theresa May.

Após ser conhecida a derrota do Governo conservador de Theresa May, o líder do Partido Trabalhista britânico, Jeremy Corbyn, apresentou na câmara baixa do Parlamento uma moção de censura contra o executivo. Ao ser aprovada, poderá desencadear-se a convocação de eleições legislativas antecipadas.

Para que fosse bem-sucedida, a moção de censura precisava de pelo menos 320 votos a favor.

Com o chumbo do acordo de saída da UE, a dois meses e meio da data [29 de março] prevista para a saída, já esperado por políticos, imprensa e analistas, o processo fica com um futuro incerto.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome