Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Brexit: Líderes europeus reagem à derrota do acordo de May

18-01-2019 - Lusa

O presidente do Conselho Europeu, Donald Tusk, e o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, já reagiram à rejeição do acordo de saída do Reino Unido da União Europeia pelo parlamento britânico, questionando quais são as soluções possíveis a partir de agora e advertindo que o tempo para uma decisão está a esgotar.

“Se um acordo é impossível, e ninguém quer um «não acordo», então quem terá finalmente a coragem de dizer qual é a única solução positiva?”, escreveu Tusk na sua conta oficial na rede social Twitter.

A mensagem de Tusk foi publicada imediatamente após ser conhecido o resultado da votação na Câmara dos Comuns, que rejeitou hoje à noite de forma expressiva o acordo de saída negociado entre o Governo da primeira-ministra Theresa May e a União Europeia (432 votos contra e somente 202 a favor).

Esta é para já a única reação do presidente do Conselho Europeu, que poderá convocar para breve uma cimeira de chefes de Estado e de Governo da União a 27 para discutir os passos a seguir após o "chumbo" de hoje.

Já Juncker, numa declaração divulgada em Bruxelas, disse que “o risco de uma saída desordenada do Reino Unido aumentou com o voto de hoje à noite. Embora não queiramos que tal suceda, a Comissão Europeia vai continuar o seu trabalho de contingência para ajudar a garantir que a UE está completamente preparada”.

Utilizando também o Twitter, o presidente da Comissão Europeia escreveu também que "tomou nota com pesar o resultado do voto", urgindo o Reino Unido a "clarificar as suas intenções o mais cedo possível", lembrando que "o tempo se está a esgotar".

Recorde-se que a consumação do ‘Brexit’ está agendada para 29 de março próximo.

Fonte: Sapo.24

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome