Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 3 de Maio de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Estados Unidos e Israel saem da UNESCO

04-01-2019 - N.A.

A decisão tinha sido tomada em outubro de 2017 mas apenas se concretizou esta terça-feira 1 de Janeiro. Estes países alegam existir um sentimento “anti-Israel” nesta instituição da ONU.

Israel e Estados Unidos alegam que a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO) tem um sentimento “anti-Israel”. A 12 de outubro de 2017, Donald Trump e Benjamim Netanyahu tinham concertado os anúncios de saída dos seus países.

Esta decisão segue-se à aprovação da Palestina como membro de pleno direito da organização, em 2011, que tinha levado os Estados Unidos a suspender contribuições financeiras à instituição. E, mais recentemente, ao reconhecimento por parte da UNESCO de locais ocupados por Israel como herança palestiniana. No verão de 2017, a Cidade Velha de Hebrón, na Cisjordânia, foi considerada Património Mundial da Humanidade, uma “zona protegida” enquanto “local de valor universal, excecional”, o que levou Israel, em primeiro lugar, a cortar a sua contribuição para as Nações Unidas alegando que esta declaração era “anti-semita” por “esconder a verdade” sobre o passado ancestral do povo judeu da cidade.

Para além da saída da UNESCO, os Estados Unidos saíram, durante a Administração Trump, do acordo de Paris de combate às alterações climáticas, do acordo nuclear com o Irão, apoiado pela ONU, e do Conselho dos Direitos Humanos das Nações Unidas.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome