Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 25 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Governo trava acesso às pensões antecipadas

19-10-2018 - Lucília Tiago

A reforma antecipada a partir dos 60 anos de idade vai passar a estar apenas acessível a quem atinja aquela idade com 40 de descontos.

O novo regime de reformas antecipada para longas carreiras contributivas vai alterar as regras de acesso a reforma com penalizações que atualmente vigora.

Atualmente é possível a qualquer trabalhador avançar para a reforma desde que tenha pelo menos 60 anos de idade e 40 de descontos, desde que esteja disposto a aceitar os vários cortes no valor da sua pensão que esta decisão implica: uma penalização mensal de 0,5% por cada mês para a idade legal da reforma e o fator de sustentabilidade.

Mas a partir do próximo ano as regras vão mudar.

“A condição de acesso ao novo regime de reformas antecipadas por flexibilização da idade de reforma passará a ter a exigência dupla de aos 60 anos de idade ter 40 anos de carreira contributiva” referiu esta quarta-feira o ministro do Trabalho durante a apresentação do orçamento da Segurança Social para o próximo ano.

Ao que tudo indica estas novas regras que exigem aquela dupla condição entram em vigor em outubro do próximo ano. “As condições que a lei vier a criar para se ter acesso ao regime de flexibilização da idade da reforma só se aplicam no exato momento em que as pessoas tenham acesso a essas condições”, precisou Vieira da Silva.

Em janeiro entra em vigor um regime que permite a reforma antecipada as pessoas que aos 63 anos de idade tenham 43 anos de carreira contributiva, deixando de se lhes aplicar o corte pelo fator de sustentabilidade. Em outubro este regime é alargado aos que aos 60 tem 40 de descontos.

Este modelo diverge do atual na medida em que hoje uma pessoa com 62 anos e 40 de descontos se pode reformar antecipadamente. Mas a partir de outubro de 2019 deixará de poder fazê-lo.

Na prática, a novas regras acabam com o fator de sustentabilidade mas limitam as reformas antecipadas a quem começou a trabalhar depois dos vinte anos de idade.

Fonte: Dinheiro Vivo

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome