Edição online semanal
 
Quinta-feira 18 de Outubro de 2018  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

A Situação da Caixa Económica e da Associação Mutualista Montepio

05-10-2018 - Eugénio Rosa

No estudo com o titulo “A SITUAÇÃO DA CAIXA ECONÓMICA E DA ASSOCIAÇÃO MUTUALISTA MONTEPIO: as contas do período 2015-1º sem.2018 e a necessidade de salvar o Montepio” analiso não só a situação da Caixa Económica Montepio, nomeadamente os resultados da gestão da administração de Carlos Tavares com base nas contas do 1º semestre de 2018, mostrando que ela não está a conseguir recuperar a Caixa Económica pois mesmos os reduzidos Resultados líquidos de 15,8 milhões € do 1º sem.2018 apresentados só foram conseguidos à custa de cerca de 11 milhões € de lucros do FINIBANCO de Angola que dificilmente serão transferidos para Portugal (se os retiramos restam 4 milhões).

Para além disso, com a administração de Carlos Tavares o credito às famílias e às empresas continuou a diminuir, assim como diminuiu a Margem financeira, o Produto bancário, e até os Capitais Próprios da CEMG. E criou-se grande instabilidade e insegurança nos trabalhadores devido à ausência de informação e de orientações estratégicas claras e necessárias, e segurança, que criem uma forte motivação nos trabalhadores visando aumentar o negócio bancário, condição essencial para recuperação da Caixa Económica.

No documento, analiso também o “buraco negro” que é a situação da Associação Mutualista, já que Tomás Correia se recusa, perante a passividade dos supervisores, em informar com verdade os associados de qual é a situação atual real da Associação Mutualista. O pouco que sabe é que o número de associados continua a diminuir e que o levantamento das poupanças dos associados tem sido superior às aplicadas, gerando uma Margem associativa negativa nos primeiros 7 meses de 2018.

Eugénio Rosa

Economista

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome