Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 19 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Tribunal de Seattle bloqueia acesso a planos para criar armas 3D

03-08-2018 - RTP

Uma lei polémica que supostamente devia entrar em vigor esta quarta-feira. Um tribunal federal de Seattle colocou, temporariamente, uma ordem de restrição para que não fossem colocados online os planos para construir armas usando impressoras 3D, que não têm número de série e não deixam rasto.

Na última segunda-feira, oito advogados democratas colocaram um processo em tribunal para parar a divulgação destes planos, alegando que a criação deste tipo de armas configura um grave risco para a segurança do país.

O juiz Robert Lasnik concordou e declarou que “há uma possibilidade de haver danos irreparáveis devido à maneira como estas armas são produzidas”.

Os planos iniciais para a criação de armas 3D em casa foram criados por uma empresa sediada no Texas, a Defense Distributed, que em junho último chegou a acordo com um tribunal federal para colocar os planos online esta quarta-feira.

No entanto, a decisão do Tribunal Federal de Seattle trava a entrada em vigor dessa pretensão.

Preocupações democratas e republicanas

Ambos os quadrantes políticos nos Estados Unidos mostram reservas à divulgação deste tipo de planos online. Os democratas pediram imediatamente a Donald Trump para reverter a decisão, já que evita saber quem as usa e que será uma séria ameaça à segurança nacional.

“Não há verificação de precedentes criminais, de historial criminal”, disse Chuck Schummer, senador democrata. Edward Markey, senador do Massachussets, pediu ação imediata do presidente norte-americano.

Queixando-se que Donald Trump se gaba frequentemente de poder resolver todos os problemas do país, Markey fez um apelo. “Bem, que resolva este erro mortal que a sua administração acabou de cometer”.

Os Republicanos também mostram reservas à medida. A senadora Lisa Murkowski, do Alaska, disse ser uma fervorosa apoiante da segunda emenda da constituição dos Estados Unidos.

Os democratas avançaram com novas medidas para travar a publicação destes planos online e pedem também que todas as armas criadas tenham pelo menos uma peça de metal. Uma outra pretensão democrata é que estas armas possam ser detetadas por detetores de metais.

Numa publicação na rede social Twitter, Donald Trump alegou que não faz muito sentido a entrada em vigor da nova lei e que já falou com os responsáveis da Associação Nacional de Armas (NRA, nos Estados Unidos).

No entanto, foram as únicas palavras da Casa Branca sobre o sucedido, depois de em junho, a administração de Trump ter aprovada a publicação destes manuais de instruções.

Fonte: RTP

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome