Edição online semanal
 
Sexta-feira 16 de Novembro de 2018  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Ex-assessora de Ricardo Salgado vai vender imóveis do Novo Banco

13-07-2018 - Zap

O Novo Banco escolheu a empresa espanhola Alantra, que é gerida em Portugal pela ex-assessora de Ricardo Salgado, Rita Barosa, que também surge envolvida no “saco azul” do GES, para proceder à venda da sua carteira de imóveis que está avaliada em cerca de 700 milhões de euros.

O jornal  Público dá conta deste dado, realçando que a escolha criou “ruído” no seio do Novo Banco. De tal forma, que o nome de   Rita Barosa   acabou por “desaparecer” da documentação relativa à Alantra.

O Novo Banco escolheu a Alantra para a   venda da sua carteira de imóveis   através da Hudson Advisor, um veículo do fundo Lone Star, que adquiriu o banco, no seguimento da queda do BES.

Na primeira proposta enviada pela Alantra à Hudson Advisors, aparecia o nome de Rita Barosa, frisa o Público. Contudo, depois do desconforto verificado, o nome da ex-assessora de Salgado   acabou por desaparecer dos documentos , refere o jornal.

“Ficámos espantados quando as alusões a Barosa desapareceram subitamente da documentação da Alantra que passou a ser enviada de Espanha”, refere uma fonte não identificada ao diário, concluindo que “ alguém deu a volta ao texto   e apagaram o nome”.

Rita Barosa, por seu lado, assegura que o seu nome “nunca constou de qualquer proposta da Alantra”.

A ex-assessora de Salgado deixou o antigo BES em Agosto de 2014, no seguimento do veto do Banco de Portugal   à inclusão do seu nome numa lista da família Espírito Santo para a Comissão Executiva.

Rita Barosa nunca foi acusada no âmbito das investigações ao Grupo Espírito Santo (GES), mas o seu nome aparece entre os   pagamentos efectuados através do “saco azul” daquela entidade.

Antes de se tornar assessora de Salgado, Rita Barosa foi o braço-direito do ex-líder do Departamento Financeiro, de Mercados e Estudos do BES, Amílcar Morais Pires, e foi também secretária de Estado da Administração Local e da Reforma Administrativa no Governo de Passos Coelho.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome