Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 25 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

"É preciso ir ao bolso de quem não tem os comportamentos mais sustentáveis"

08-06-2018 - TSF

A associação ambientalista ZERO considera que o Governo tem de ir mais longe no combate ao plástico.

O presidente da associação ambientalista ZERO aplaude a iniciativa do Governo de atribuir vales de compras a quem devolver garrafas de plástico, mas preferia medidas mais ambiciosas.

Para Francisco Ferreira, a sensibilização não chega. Só as medidas que penalizam o uso de plástico têm resultados eficazes e dá como exemplo as taxas sobre os sacos, que tiveram realmente impacto.

"As campanhas de sensibilização são sempre limitadas. Têm de fazer parte do pacote mas é preciso ir mais longe, ir ao bolso de quem não faz a recolha seletiva e não tem os comportamentos mais sustentáveis", defende.

Francisco Ferreira considera que esta medida proposta pelo Governo é interessante mas não é suficiente. Para o ambientalista, a aposta deve ser na tara retornável. "Investirmos em embalagens que não são de plástico (nomeadamente de vidro) em hotéis, restaurante e cafés, onde são utilizadas as garrafas de plástico e passar a usar embalagens que, do ponto de vista da economia circular, fazem o circuito muitas vezes. Permite-nos poupar recursos e não termos mais plástico no ambiente", defende.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome