Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Dia dos Moinhos Abertos e Centenário da Batalha de La Lys

20-04-2018 - N.A.

Decorreu no passado fim de semana a iniciativa nacional organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos "Dia dos Moinhos Abertos", que na edição deste ano contou 367 engenhos por todo o país, abertos durante os dias 7 e 8 de abril. Um deles foi o Moinho do Fidalgo (Paço dos Negros - Almeirim) inscrito nesta iniciativa pela Academia Itinerarium XIV da Ribeira de Muge. Esta foi a 5.ª edição consecutiva em que aderimos a este importante evento de promoção do património molinológico português.

Tendo todos os anos o Moinho do Fidalgo uma exposição temática associada a este evento, a deste ano versou o centenário da Batalha de La Lys, conflito da 1.ª Guerra Mundial onde Portugal participou e teve uma pesada derrota. A exposição versou os soldados que participaram, com as informações que puderam ser recolhidas nos boletins do Corpo Expedicionário Português, assim como a influência que teve aqui, de onde os soldados eram originários, com as fotografias típicas das mulheres com vestidos emprestados, que depois mandavam para os maridos/namorados na frente de combate, assim como a poesia popular que se associou a esta temática.

Contamos no domingo, dia 8, com a presença de José João Pais, que numa conversa informal, falou sobre a participação portuguesa na 1ª Guerra Mundial e na Batalha de La Lys em particular.

Para assinalar o centenário da Batalha de La Lys, a Academia Itinerarium XIV decidiu oferecer o boletim que esteve exposto no moinho às famílias de alguns dos militares que participaram neste conflito bélico.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome