Edição online semanal
 
Terça-feira 18 de Dezembro de 2018  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Homenagem aos portugueses da Batalha de La Lys

13-04-2018 - Rfi

Na segunda-feira 9 de Abril prosseguiram as comemorações da Batalha de La Lys. O presidente francês, Emmanuel Macron, e o português, Marcelo Rebelo de Sousa, estiveram entre outros lugares, no Cemitério Militar Português de Richebourg, no Norte da França.

No segundo dia de comemorações foram recordados os acontecimentos do dia 9 de abril de 1918 no norte da França, quando as tropas do Corpo Expedicionário Português combatiam do lado dos aliados e foram alvo de um ataque alemão que viria a ditar o fim da participação portuguesa na guerra. Aliás, La Lys marcou o fim da participação de Portugal na Grande Guerra.

O Presidente francês, Emmanuel Macron, destacou numa intervenção, no Cemitério Militar Português de Richebourg, "a amizade entre Portugal e França", recordando que nesse cemitério “estão perto de 2 000 soldados portugueses” que lutaram numa “guerra absurda” que, aos “olhos europeus” de hoje se apresenta como uma “guerra dolorosamente fratricida”.

Durante o acto comemorativo do centenário da Batalha de La Lys, cerimónia na qual participaram os presidentes de França e Portugal, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa evocou essa batalha como tendo sido "o maior luto militar" português desde Alcácer Quibir.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome