Edição online quinzenal
 
Quarta-feira 24 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Porque razão lutam os trabalhadores da Função Pública

23-03-2018 - Eugénio Rosa

Neste estudo com o titulo" POR QUE RAZÃO LUTAM OS TRABALHADORES DA FUNÇÃO PÚBLICA? - o seu poder de compra em 2018 é, em média, inferior em 11,9% àquele que tinham em 2010", analiso, utilizando dados divulgados pela DGAEP do Ministério das Finanças sobre as remunerações base médias mensais e ganhos médios mensais dos Trabalhadores das Administrações Públicas, a evolução do poder de compra da Função Pública entre 2010 e 2018, mostrando que, apesar da reposição dos cortes das remunerações e da redução do IRS (eliminação da sobretaxa e alterações nos escalões mais baixos da Tabela de IRS), as remunerações reais atuais destes trabalhadores continuam inferiores às de 2010 em, média, em quase 12% embora varie de categoria profissional para categoria profissional (em algumas a redução é muito maior do que este valor), exigindo uma rápida reposição, pois as suas condições de vida são, naturalmente, piores daquelas que tinham em 2010.

E é urgente porque não pode haver prestação de serviços públicos de qualidade sem que os trabalhadores que os garantem tenham remunerações e condições de vida dignas.

Espero que este estudo possa ser útil para a reflexão e debate sobre a situação da Função Pública e para uma melhor compreensão, por parte dos portugueses, da sua luta.

Eugénio Rosa
Economista

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome