Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

PJ apanhou funcionários a aceder ilegalmente a dados das Finanças

23-03-2018 - Zap

A PJ tem em marcha uma investigação a funcionários da Inspecção Geral de Finanças (IGF) suspeitos de acederem, de forma ilegal, a informação confidencial da rede informática deste serviço que depende do Ministério das Finanças.

A investigação da Unidade Nacional de Combate ao Cibercrime e à Criminalidade Tecnológica (UNC3T) da Polícia Judiciária (PJ), em colaboração com a Inspecção Geral de Finanças (IGF), já levou à   constituição de   dois arguidos , avança a Lusa.

Em comunicado, a PJ atesta que a investigação, denominada   “Operação Bug” , visa acabar com “a acção concertada de funcionários das Finanças que acediam de forma ilegítima” a informação privada e confidencial de terceiros.

Nesse sentido, foram realizadas duas buscas domiciliárias e efectuadas pesquisas informáticas aos postos de trabalho dos funcionários suspeitos, que acediam a elementos confidenciais   na rede informática da IGF.

A polícia apreendeu também os sistemas informáticos utilizados, que serão agora submetidos a análise digital forense, prosseguindo a investigação para se saber a “extensão da actividade criminosa”.

Os dois suspeitos “conseguiam aceder à base de dados documental da IGF explorando uma fragilidade do sistema informático , revelou fonte ligada ao caso”, avança o Público. A falha terá sido detectada pela própria IGF que terá denunciado o caso às autoridades, segundo o diário.

A IGF é um órgão tutelado pelo Ministério das Finanças, mas que tem autonomia administrativa para efectuar   auditorias financeiras , nomeadamente à Autoridade Tributária, e para   avaliar serviços e organismos públicos , bem como programas estatais de atribuição de fundos europeus. E também controla a execução financeira dos contratos de Parcerias Público-Privadas (PPP).

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome