Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 17 de Maio de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

França quer promover melhor a energia solar nos países emergentes

16-03-2018 - Lusa

A França vai aumentar significativamente o seu financiamento para promover a energia solar nos países emergentes, uma prioridade na luta contra as mudanças climáticas, disse domingo o Presidente Emmanuel Macron, em Nova Deli.

No discurso inaugural da cimeira fundadora da Aliança Solar Internacional (ASI) em Nova Deli, copresidida pela Índia e pela França, Macron disse que a França comprometeu 700 milhões de euros adicionais em 2022 em empréstimos e doações, para apoiar projetos nos sessenta países membros desta organização.

Este esforço eleva para mil milhões de euros o compromisso de Paris desde a criação do ASI, uma coligação resultante da cimeira de Paris, da COP21, uma vez que já foram investidos 300 milhões de euros.

"Precisamos remover todos os obstáculos e aumentar a escala" para desenvolver energia solar, disse Macron em resposta a cerca de 20 chefes de Estado e de governo reunidos na capital indiana.

O objetivo do ASI é mobilizar um bilião de dólares para desenvolver 1 TW de energia solar em 2030 em países situados entre os dois trópicos já que 20 a 50% da população desses países não tem acesso à eletricidade.

Outro objetivo é chegar aos 121 países que têm mais de 300 dias de luz solar por ano, mas desde 2015, quando foi criada, até agora só 47 nações ratificaram o acordo.

"Para incentivar o uso da energia solar, a tecnologia deve estar disponível. Recursos financeiros, baixos custos, desenvolvimento de tecnologia de armazenamento, produção em massa. Um ecossistema é necessário para a inovação", disse o primeiro-ministro indiano, Narendra Modi.

Países entre os trópicos apresentam "o paradoxo de serem os mais ensolarados do mundo ao mesmo tempo que não desfrutam da energia solar", resumiu a ex-ministra francesa da Ecologia, Ségolène Royal, presente na Índia como enviada especial para a implementação do ASI.

O Presidente Macron pediu ao setor privado que se envolva mais ativamente porque "os investimentos solares estão a tornar-se mais lucrativos".

O chefe de Estado francês e o nacionalista hindu Narendra Modi inaugurarão segunda-feira uma instalação de energia solar de 100 MW em Mirzapur, perto de Varanasi (Benares), construída pelo grupo francês Engie.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome