Edição online quinzenal
 
Sábado 18 de Maio de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Ultimum vero est finis

27-09-2013 - NA

Finalmente o fim! A campanha para as autárquicas em terras almeirinenses termina como começou. Sensaborona, patética cinzenta, ou antes castanha, de um castanho fecal. Fecal é deveras o termo ideal para caracterizar esta campanha para as eleições.

A coisa arruma-se como usual, criatividade onde andas, com caravanas e arruaças, sim porque arruadas pressuporia um mar de gente cativado pelas promessas dos candidatos, infelizmente o que se vê são meia dúzia de gatos-pingados, apenas os apaniguados dos aparelhos, que coarctados pelos aparelhos partidários se arrastam tristemente pelas ruas, chinfrinando e vomitando dos altifalantes a mesma verborreia estafada e os devaneios musicais que nos arruinaram os tímpanos nas semanas anteriores.

Longe vão os tempos em que as gestas políticas arrastavam multidões, pontuavam a esquerda e a direita por qualidade, gente com capacidade intelectual e dom da palavra, aliás a oratória deveria ser obrigatória para todos os pretendentes a cargos políticos, assim era já no berço da democracia, mas perdeu-se esse bom hábito, perderam-se os bons tribunos e o mais são plásticas representações patéticas e por vezes patetas de candidatos ersatz, ou por outras palavras de sucedâneos de menor qualidade que se usam por falta dos de melhor qualidade.

Mas a democracia é isto também, a democracia é também a mediocridade, a falta de valores e critérios e o vazio das ideias, e esta campanha foi sem dúvida um hino, bem conseguido, à mediocridade. Um hino ao vazio de ideias, um hino sobretudo à falta de tino. Mas essa, estamos em crer, é a nossa sociedade, não podemos esperar melhor, ficamos porém esperançados, porque a esperança é afinal o reduto último da razão, que melhores tempos virão, que gente mais capaz e diligente fará a sua entrada no circuito da participação cívica.

Uma nota final para saudar todas as cinco candidaturas e saudar a existência de todas, revela que se por um lado a quantidade não significa qualidade, pelo menos há empenho, há gente que dá o seu tempo em prol de objectivos comunitários em prol de uma qualidade de vida melhor, saudemos esse ponto positivo, que porém não ofusca a mediocridade geral do evento.

Alea jacta est!

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome