| Macron avisa União Europeia: ou se reforma ou enfrentará um "Frexit"
05-05-2017 - Lusa
“A disfunção da UE não é mais sustentável”, disse o candidato presidencial à BBC, alertando para a insatisfação das pessoas.
Emmanuel Macron, favorito à vitória nas eleições presidenciais francesas, considera que “a disfunção da UE [União Europeia] não é mais sustentável” e que o projecto europeu tem de ser profundamente reformado, sob pena de a França deixar o projecto europeu.
“Sou um pró-europeu. Tenho defendido constantemente nestas eleições a ideia da Europa e as políticas europeias, porque acredito que é extremamente importante para o povo francês e para o lugar do nosso país na globalização”, começou por dizer o candidato centrista, em declarações à BBC.
“Mas ao mesmo tempo temos de enfrentar a situação, ouvir o povo e ouvir que eles estão extremamente zangados hoje em dia, impacientes e que a disfunção da UE não é mais sustentável”, acrescentou o candidato do movimento EnMarche!.
“Por isso, considero que o meu mandato, no dia seguinte, será reformar profundamente a União Europeia e o nosso projecto europeu”, disse Macron, argumentando que seria uma “traição” se deixasse a UE continuar a funcionar como até agora.
“E eu não quero isso. Porque no dia seguinte, teremos um 'Frexit' [saída da França da UE] ou teremos a Frente Nacional outra vez”, avisou o candidato centrista, não especificando se seria ele a desencadear essa saída da União Europeia ou se seria uma consequência inevitável dessa inacção.
Macron é o favorito à vitória nas eleições francesas, liderando as sondagens face à candidata da extrema-direita, Marine Le Pen. A segunda volta realiza-se no próximo domingo.
Voltar |