Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Banco de Portugal gastou quase 3 milhões de euros em carros novos em 6 anos

21-04-2017 - Zap

O Banco de Portugal adquiriu mais três automóveis novos pelo valor global de 105,7 mil euros (sem IVA). Os gastos da instituição de supervisão bancária em carros já ascendem a quase três milhões de euros em apenas seis anos.

Estes números são avançados pelo Dinheiro Vivo que fez as contas às viaturas novas adquiridas pelo Banco de Portugal (BdP) desde 2011, considerando que os gastos neste capítulo ascendem a quase três milhões de euros e sem contar com o IVA (Imposto de Valor Acrescentado).

No dia 1 de Fevereiro, o BdP assinou mais um contrato por ajuste directo com a empresa Caetano Baviera, representante da marca BMW, conforme se pode constatar no Portal Base dos contratos públicos.

Este novo contrato visa a aquisição de três automóveis no valor global de 105,7 mil euros, mais IVA.

O Dinheiro Vivo constata que o BdP gastou mais de 800 mil euros (acrescidos de IVA) em 19 contratos de aquisição de automóveis, nos últimos dois anos.

Só em 2016, há no Portal Base registados nove contratos do BdP com a Caetano Baviera para a aquisição de viaturas e de automóveis de passageiros. Esta empresa do grupo Salvador Caetano tem sido o principal fornecedor de carros do BdP.

Em 2015, o jornal i avançou que o BdP tinha gasto 2,1 milhões de euros (mais IVA) em 54 contratos de compra de automóveis novos desde 2011.

Na altura, um porta-voz da instituição tinha afirmado ao diário que “é política do Banco proceder à renovação gradual da frota, que totaliza 99 viaturas, sempre que as mesmas deixam de reunir condições de segurança e funcionalidade”.

“No período em causa, isto é, desde 2011, foram adquiridas 29 viaturas por nomeações para cargos directivos e 30 viaturas para renovação da frota, de acordo com a política implementada na instituição”, acrescentou a mesma fonte, notando que “as viaturas ao serviço do conselho de administração têm uma idade média de dez anos”.

Em 2014, o Correio da Manhã (CM) avançava que o BdP tinha gasto 634 mil euros em carros de luxo, frisando o supervisor tinha adquirido “17 automóveis topo de gama entre o início de 2013 e Fevereiro de 2014”.

Este jornal notava que “mais de metade da verba total gasta” tinha sido para a aquisição de 11 carros da marca BMW. O BdP teria até 2014, adquirido também 4 carros da Mercedes de “gama média-alta” e a viatura mais cara seria um modelo da Lexus, da Toyota, adquirido em Outubro de 2013 por quase 50 mil euros, frisava o CM.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome