Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Ana Maria Fernandes e Amaral Tomaz na administração da Caixa

24-03-2017 - Pedro Carregueira

O Governo nomeou quatro gestores não executivos para o Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos.

A Caixa Geral de Depósitos já tem mais quatro administradores não executivos, que começaram a exercer funções a partir de ontem, 20 de Março. De acordo com um comunicado do banco público, "o Estado Português, na qualidade de accionista detentor da totalidade do respectivo capital social, deliberou proceder à eleição" de "membros não executivos do Conselho de Administração da Caixa Geral de Depósitos S.A. para o mandato 2017-2020, com efeitos a 20 de Março de 2017".

São eles Ana Maria Machado Fernandes; Maria dos Anjos Melo Machado Nunes Capote; João José Amaral Tomaz e José Maria Monteiro de Azevedo Rodrigues.

Ana Maria Fernandes é a antiga presidente da EDP Renováveis, que exerceu também funções na companhia da EDP no Brasil, tendo sido substituída no cargo de "chairman" da EDP Brasil em 2015.

Maria dos Anjos Capote foi administradora da CMVM, José Azevedo Rodrigues era bastonário da Ordem dos Revisores Oficiais de Contas (ROC) e João Amaral Thomaz é ex-administrador do Banco de Portugal e ex-secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

Segundo noticiou o Público em Fevereiro, a este grupo de não executivos deverão juntar-se mais três gestores, ainda em avaliação pelo Banco Central Europeu: o jurista Alberto Souto, reformado do Banco Europeu de Investimento, e dois estrangeiros.  

A administração da Caixa Geral de Depósitos vai ter um total de 16 elementos, oito executivos e igual número de não executivos, sendo que em caso de empate nas votações, o presidente não executivo, Rui Vilar, será chamado a exercer o seu voto de qualidade.

Para já, a administração da Caixa integra apenas 12 membros, sendo que cinco não têm funções executivas (Rui Vilar mais os quatro agora nomeados).

A administração da Caixa não fica ainda completa com estas nomeações, uma vez que serão oito os administradores não executivos. Quanto à equipa de gestores executivos também não está completa, mesmo depois da entrada de Maria João Carioca, que só saiu da Euronext Lisbon quando entrou o novo presidente. É que Paulo Macedo conta com Carlos Albuquerque, ex-director do Banco de Portugal, para administrador executivo.

Fonte: Negocios.pt

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome